Liderança servidora é melhor definida pelo próprio Jesus: “Quem dentre vocês quiser ser grande, torne-se servo; e quem quiser ser o primeiro, seja escravo — assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mateus 20:26–28). No âmbito cristão, toda forma de liderança deve ser uma liderança servidora.
Um equívoco comum entre aqueles que desejam exercer um papel de liderança sobre os outros é acreditar que isso traz glória, poder e posições de honra. De fato, essa crença equivocada motivou as palavras de Jesus no trecho citado. Tiago e João haviam acabado de pedir a Jesus que os colocasse ao Seu lado quando Ele assumisse o trono no reino vindouro, e os outros discípulos se indignaram com a arrogância do pedido. Como lição, Jesus demonstrou o verdadeiro estilo de liderança servidora ao se curvar e lavar os pés deles, ensinando a verdadeira essência de liderar servindo primeiro aos outros (João 13:12–17).
A palavra servo em Mateus 20:27 significa “escravo”. Nem todo servo era um escravo, mas todo escravo era um servo. É triste constatar que hoje na igreja temos muitas celebridades, porém poucos verdadeiros servos. Muitos desejam “exercer autoridade” (Mateus 20:25), mas poucos têm a disposição de pegar a toalha e a bacia para lavar os pés. Paulo nos lembra que nossa atitude deve ser semelhante à de Cristo, considerando os outros superiores a nós mesmos e agindo sem vaidade ou egoísmo. Ao invés disso, devemos cuidar dos interesses dos outros (Filipenses 2:3–4). Nesse sentido, todo cristão é um servo.
O ponto central da liderança servidora na igreja é “preparar o povo de Deus para as obras de serviço, para que o corpo de Cristo seja edificado” (Efésios 4:12). Isso significa que, com Cristo como cabeça da igreja, todo o corpo é servido no ato de proporcionar liderança. Não são apenas os líderes da igreja que percebem sua posição aos pés da cruz, mas todos os membros do corpo de Cristo. Todos nós nos submetemos mutuamente a Jesus, assim como Ele se submeteu ao Pai. Do ponto de vista bíblico, a liderança servidora liberta a igreja do abuso de poder e da coerção, promovendo o respeito e o amor mútuo.
Um líder servidor busca investir tempo e dedicação na vida das pessoas para que, como um todo, a comunidade da igreja seja desafiada a se tornar mais semelhante a Cristo. Isso se demonstra na disposição do líder em se doar para suprir as necessidades — e não necessariamente os desejos — de seu povo. Assim como um bom pai, o verdadeiro líder servidor sabe diferenciar as necessidades de seus filhos espirituais de seus desejos e anseios pessoais.
A grande lição da liderança servidora é que não imitamos os exemplos do mundo, pois nosso exemplo é Jesus, que veio como servo. Nossa missão, portanto, é servir uns aos outros e nos doarmos. Cristo veio para dar Sua vida, e nós devemos entregar as nossas não apenas em serviço a Ele, mas também ao nosso próximo, tanto dentro quanto fora da igreja (Marcos 12:31).






