O que é o arrebatamento?

O significado ou definição do arrebatamento é a ideia de que a vinda de Jesus acontecerá em duas etapas separadas.

(Por favor, note: o seguinte parágrafo não pode ser suportado pela Bíblia). O primeiro será um arrebatamento secreto – ou levar os salvos para o céu – no início de um período de sete anos de tribulação, durante o qual o anticristo aparecerá. A segunda fase ocorre no final deste tempo de tribulação, quando Jesus voltará à Terra em triunfo e glória.

Arrebatamento e a Bíblia

Jesus prometeu que voltaria à Terra para levar Seu povo para estar com Ele. Ele disse: “Não se perturbe o vosso coração; você crê em Deus, crê também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu teria lhe dito. Eu vou preparar um lugar para você. E se eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os receberei a Mim mesmo; para que onde eu estiver, lá você também possa estar (João 14:1-3). Jesus quis dizer que Ele voltaria secretamente e “arrebataria” Seu povo da Terra, deixando para trás aqueles que estão perdidos para se perguntar para onde foram seus amigos e parentes arrebatados? Essa é a crença daqueles que se apegam à ideia do arrebatamento. Nesses versículos, Jesus não diz como Ele voltará — secretamente ou não. Mas outros textos bíblicos deixam claro o que acontecerá quando Jesus voltar.

O arrebatamento é bíblico?

Homem erguendo a alma e os braços no campo gramado

Depois de Sua ressurreição, Jesus voltou ao céu, e os discípulos observaram como Ele subiu ao céu. A Bíblia diz: “Enquanto eles [os discípulos] observavam, Ele [Jesus] foi levantado, e uma nuvem o recebeu fora de sua vista. E enquanto olhavam firmemente para o céu enquanto Ele subia, eis que dois homens [anjos] estavam ao lado deles com roupas brancas, que também disseram: ‘Homens da Galileia, por que estais olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que foi levado de vós para o céu, virá assim como o vistes ir para o céu'” (Atos 1:9-11).

Dois pontos se destacam nesses versículos. Primeiro, o Jesus que retorna à Terra pela segunda vez é o mesmo Jesus que viveu aqui na Terra conosco e voltou para o céu após Sua ressurreição. E segundo, Ele retornará à Terra da mesma maneira – “da mesma maneira” – como Ele voltou para o céu. Como Jesus foi para o céu após Sua ressurreição? Ele foi às escondidas? Não. Os discípulos o viram subir, literalmente, corporalmente, no ar, até que uma nuvem o escondeu de sua vista. Portanto, esses versículos nos dizem que Jesus voltará à Terra da mesma maneira — não secretamente.

A Segunda Vinda de Jesus é Segredo?

Outro texto bíblico deixa ainda mais claro que Jesus não voltará secretamente. “Eis que Ele [Jesus] vem com nuvens, e todos os olhos O verão, mesmo os que O trespassaram” (Apocalipse 1:7). Este texto diz que, quando Jesus vier, todos os olhos — todos na Terra — O verão vir. Isso não parece que Ele está vindo secretamente! Mateus diz que a vinda de Jesus será tão visível quanto o relâmpago que pisca de uma ponta a outra do céu. “Porque, assim como o relâmpago vem do oriente e pisca para o oeste, assim também será a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24:27). A Bíblia diz que Jesus virá em glória com os anjos (ver Mateus 16:27); que Ele virá com o grito do arcanjo e uma explosão da trombeta de Deus (ver 1 Tessalonicenses 4:16, 17); que os ímpios O verão vir e clamar para que as rochas e montanhas caiam sobre eles e os escondam de Seu rosto (ver Apocalipse 6:14-17); e que Ele voltará como Rei dos reis, liderando os exércitos de anjos celestiais (ver Apocalipse 19:11-16). Todos esses textos deixam claro que a vinda de Jesus é tudo menos secreta!

Jesus virá como um ladrão na noite?

A Bíblia diz: “O dia do Senhor virá como um ladrão na noite, no qual os céus passarão com um grande barulho, e os elementos se derreterão com calor fervoroso; tanto a terra como as obras que nela estão serão queimadas” (2 Pedro 3:10; ver também 1 Tessalonicenses 5:2). Mas isso significa que Ele virá secretamente e arrebatará os salvos, deixando os ímpios para trás? Não. Este mesmo texto que diz que Jesus virá como um ladrão na noite, também diz que os céus passarão com um grande barulho. Isso não será segredo!

Então, o que significa para Jesus vir “como um ladrão na noite”? O apóstolo Paulo diz: “Mas vós, irmãos, não estais nas trevas, para que este dia vos domine como ladrão. Sois todos filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. Portanto, não durmamos, como os outros, mas vigiemos e sejamos sóbrios” (1 Tessalonicenses 5:4-6). A vinda de Jesus será inesperada para aqueles que não O observam e esperam. Vai vir sobre eles como um ladrão na noite. Mas Seu povo — que não é da noite nem das trevas — estará procurando por Ele. Eles estarão cientes dos sinais de Sua vinda e saberão que ela está próxima. A vinda de Jesus não os dominará como a aparição inesperada de um ladrão. Isso é o que a Bíblia quer dizer ao dizer que a vinda de Jesus será como um ladrão na noite – será inesperada para aqueles que não estão olhando por Ele.

O “Dia” do Senhor vem como um ladrão na noite

Nota: tanto 2 Pedro 3:10 quanto 1 Tessalonicenses 5:2 não falam sobre o “Senhor” vindo como ladrão na noite, mas sim o “dia” do Senhor vindo como ladrão. Isso muda completamente o significado do versículo. Na verdade, o sujeito da frase é “dia”, enquanto a frase que modifica o assunto é “do Senhor”. Os cristãos devem observar e estar prontos para que o “dia” do Senhor venha de repente, mas uma vez que o evento está próximo, ele não pode ser escondido. Será muito óbvio quando Jesus voltar!

Arrebatado ou deixado para trás?

Mas Mateus 24:37-42 não diz que, quando Jesus vier, algumas pessoas serão arrebatadas e outras serão deixadas para trás? Vejamos o que diz Mateus. “Mas, como foram os dias de Noé, assim também será a vinda do Filho do Homem. Pois como nos dias anteriores ao dilúvio, eles estavam comendo e bebendo, casando e dando em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não souberam até que o dilúvio veio e os levou todos, assim também será a vinda do Filho do Homem. Em seguida, dois homens estarão em campo: um será levado e o outro deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra deixada. Vigiai, pois, porque não sabeis a que horas virá o vosso Senhor” (Mateus 24:37-42).

Mateus diz que quando Jesus vier será como no tempo de Noé – algumas pessoas serão salvas (deixadas) e outras pessoas serão destruídas (tomadas). Examinando mais profundamente as palavras de Mateus, aqueles que são “tomados” quando Jesus vem são aqueles que estão perdidos, levados e destruídos pelo brilho de Sua vinda (ver 2 Tessalonicenses 2:8).

Você pode pensar assim, imagine uma enchente varrendo sua cidade. Os que escaparam, foram deixados para trás pelas águas do dilúvio, enquanto os que perderam a vida foram levados pela água. Além disso, na passagem paralela de Lucas 17:37, os 12 apóstolos de Jesus fazem a pergunta: “Onde Senhor?” referindo-se àqueles que são levados. Jesus responde dizendo: “Onde houver cadáver, lá se reunirão os abutres”. Assim, Jesus novamente explica que aqueles que forem levados serão destruídos, como é simbolizado pela reunião de urubus que procuram consumir os mortos. Portanto, podemos ver que a Bíblia não apoia a ideia do arrebatamento secreto para os salvos.

(Nota: Lógica e bíblicamente, a pergunta “onde” só se aplica àqueles que são levados, porque a localização daqueles que são deixados seria exatamente o mesmo local de antes do evento ocorrer.)

Aqueles que se apegam à ideia de um arrebatamento secreto também acreditam que haverá sete anos de tribulação após o arrebatamento e que, durante esse tempo, os indivíduos que foram deixados na Terra terão outra oportunidade de aceitar Jesus e serem salvos. Existe alguma evidência bíblica para essa crença?

Tribulação de sete anos

Primeiro, não há evidências bíblicas de um período de sete anos de tribulação após o retorno de Jesus à Terra. E a Bíblia é clara que, quando Jesus retorna, o destino eterno de cada pessoa foi decidido; Os indivíduos que estão perdidos não terão uma segunda chance de serem salvos. Jesus diz: “Eis que venho depressa, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra” (Apocalipse 22:12). A Bíblia apresenta a segunda vinda de Jesus como o grande evento climático das eras, quando os homens são salvos ou perdidos para a eternidade. Não há período de sete anos para reconsiderar nossas vidas e mudar nosso destino. Jesus imaginou a separação que ocorrerá em Sua vinda entre os justos e os ímpios – os salvos e os perdidos – com estas palavras: “Quando o Filho do Homem vier em Sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então Ele se sentará no trono de Sua glória. Todas as nações estarão reunidas diante dEle, e Ele as separará umas das outras, como um pastor divide suas ovelhas das cabras. E porá as ovelhas à sua direita, mas as cabras à esquerda. Então o Rei dirá aos que estão à sua direita: ‘Vinde, benditos de Meu Pai, herdai o reino preparado para vós desde a fundação do mundo’. Então Ele também dirá aos que estão à esquerda: ‘Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos'” (Mateus 25:31-34, 41).

Isso não quer dizer que não haverá tribulação. A Bíblia certamente prediz que em breve “será um tempo de problemas como nunca houve desde que houve uma nação, até aquele tempo” antes da volta de Jesus (Daniel 12:1). No entanto, as Escrituras apoiam a interpretação de que os crentes cristãos serão arrebatados e tirados da tribulação, deixando apenas os ímpios?

Jesus não nos deixa no escuro e lança luz sobre o evento que será como nenhum outro antes dele. “Pois então haverá grande tribulação, como não foi desde o princípio do mundo até este tempo, nem nunca será. E se esses dias não forem encurtados, não se salvará carne alguma, mas por causa dos eleitos esses dias serão encurtados” (Mateus 24:21-22).

Os eleitos são arrebatados diante da tribulação?

Deve-se questionar, se os “eleitos”, ou o povo de Deus, são arrebatados diante da “grande tribulação”, por que eles precisariam dos dias “encurtados”? Na verdade, em toda a Bíblia, recebemos exemplos do povo de Deus sendo salvo no meio das tribulações, não sendo salvo antes dela.

  • Quando os israelitas estavam cativos no Egito, Deus os preservou em meio às pragas que devastaram o Egito. Assim como Israel foi libertado do cativeiro egípcio após as pragas, assim também a igreja de Deus será protegida através das pragas e será libertada da mão do opressor (1 Coríntios 10:11; Salmos 91; Salmo 46).
     
  • Sadraque, Mesaque e Abednego entraram nas chamas quando se recusaram a ceder ao decreto de morte universal do rei da Babilônia. Sua fé que desafia a morte os forçou a enfrentar as chamas da tribulação, e nessas chamas Deus milagrosamente os libertou (Daniel 3:16-28).
     
  • A decisão de Daniel de ser fiel em suas orações diárias fez com que ele fosse jogado na cova do leão. Deus salvou Daniel enquanto ele estava passando por tribulação, não antes que ela viesse (Daniel 6).
     

Da mesma forma, bem antes da volta de Cristo, a fidelidade dos eleitos fará com que eles sejam alvo dos ímpios, provocando um tempo de perseguição e grande tribulação. No entanto, assim como em toda a história bíblica, Deus preserva Seus eleitos. O mesmo Jesus que estava com os hebreus no fogo e na cova do leão, nos acompanhará em nossas provações. Quando os julgamentos do último dia forem derramados sobre o mundo, Deus protegerá aqueles que O seguem de todo o coração e mente.

Quantos anos tem a teoria do arrebatamento?

Historicamente, a crença no arrebatamento secreto é relativamente nova. Muitos dos notáveis líderes cristãos da fé entenderam pela Bíblia que a vinda de Cristo seria um evento literal, audível e glorioso para o povo perseguido de Deus que seria arrebatado depois de suportar a grande tribulação provocada pelo anticristo, incluindo:

John Bunyan, John Calvin, Adam Clarke, Jonathan Edwards, Charles Finney, Matthew Henry, John Huss, John Knox, Hugh Latimer, C.S. Lewis, Martin Luther, D.L. Moody, George Mueller, Sir Isaac Newton, John Newton, Charles Spurgeon, William Tyndale, Isaac Watts, Charles Wesley, John Wesley, George Whitefield, William Wilberforce, John Wycliffe, Ulrich Zwingli e muitos outros.

É claro que a verdade de um ensinamento não depende de quem crê nele, mas se está ou não de acordo com todas as Escrituras.

O arrebatamento, a pré-tribulação e os acontecimentos do último dia

Há alguns outros pontos a serem considerados ao ver se o “arrebatamento secreto” e a compreensão pré-tribulação se encaixam nos últimos eventos da história da Terra, conforme descrito na Bíblia:

  • A noção de que a tribulação ocorrerá depois que Cristo vier para a igreja é flagrantemente inconsistente com 2 Tessalonicenses 2:1-3, o que torna claro que o anticristo é revelado antes de Jesus vir e é destruído pelo brilho de Sua vinda (2 Tessalonicenses 2:8).

Assim, como vimos, o ensino do arrebatamento secreto não está de acordo com o que a Bíblia ensina sobre a Segunda Vinda de Jesus.

Versículos bíblicos sobre o arrebatamento

João 14:1-3 (NKJV), “Não se perturbe o vosso coração; você crê em Deus, crê também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu teria lhe dito. Eu vou preparar um lugar para você. E se eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os receberei a Mim mesmo; para que onde eu estiver, lá também estejais”.

Atos 1:9-11 (NKJV), “Ora, tendo Ele falado estas coisas, enquanto eles observavam, Ele foi levantado, e uma nuvem o recebeu fora de sua vista. E enquanto olhavam firmemente para o céu enquanto Ele subia, eis que dois homens estavam ao seu lado com roupas brancas, que também disseram: ‘Homens da Galileia, por que estais olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que foi levado de vós para o céu, virá assim da mesma maneira que o vistes ir para o céu’. “

Apocalipse 1:7 (NKJV): “Eis que vem com nuvens, e todos os olhos o verão, mesmo os que o trespassaram. E todas as tribos da terra hão de chorar por causa dEle. Mesmo assim, amém.”

Mateus 24:27 (NKJV), “Porque, assim como o relâmpago vem do oriente e pisca para o oeste, assim também será a vinda do Filho do Homem.”

Mateus 24:37-42 (NKJV), “Mas, como foram os dias de Noé, assim também será a vinda do Filho do Homem. Pois como nos dias anteriores ao dilúvio, eles estavam comendo e bebendo, casando e dando em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não souberam até que o dilúvio veio e os levou todos, assim também será a vinda do Filho do Homem. Em seguida, dois homens estarão em campo: um será levado e o outro deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra deixada. Vigiai, pois, pois não sabeis a que horas virá o vosso Senhor”.

Lucas 17:35-37 (NKJV), ” Duas mulheres estarão moendo juntas: uma será tomada e a outra deixada. Dois homens estarão em campo: um será levado e o outro deixado”. E eles responderam e disseram-lhe: ‘Onde, Senhor?’ Então Ele lhes disse: ‘Onde quer que esteja o corpo, lá estarão reunidas as águias’. “

1 Tessalonicenses 4:16-17 (NKJV), “Porque o próprio Senhor descerá do céu com um grito, com a voz de um arcanjo e com a trombeta de Deus. E os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, que estamos vivos e permanecemos, seremos arrebatados junto com eles nas nuvens para encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor”.

Apocalipse 6:14-17 (NKJV), “Então o céu recuou como um pergaminho quando foi enrolado, e cada montanha e ilha foi removida de seu lugar. E os reis da terra, os grandes homens, os homens ricos, os comandantes, os homens poderosos, todo escravo e todo homem livre, esconderam-se nas cavernas e nas rochas dos montes, e disseram aos montes e rochas: “Caiam sobre nós e nos escondam da face daquele que está sentado no trono e da ira do Cordeiro! Porque chegou o grande dia da Sua ira, e quem é capaz de resistir?”

Apocalipse 19:11-16 (NKJV): “Agora vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. E Aquele que se assentou sobre ele foi chamado Fiel e Verdadeiro, e em retidão Ele julga e faz a guerra. Seus olhos eram como uma chama de fogo, e em Sua cabeça havia muitas coroas. Ele tinha um nome escrito que ninguém conhecia a não ser ele mesmo. Ele foi vestido com um manto mergulhado em sangue, e Seu nome é chamado de Palavra de Deus. E os exércitos no céu, vestidos de linho fino, branco e limpo, o seguiram em cavalos brancos. Agora sai de Sua boca uma espada afiada, para que com ela golpeie as nações. E Ele mesmo os governará com uma vara de ferro. Ele mesmo pisa o lagar da ferocidade e da ira de Deus Todo-Poderoso. E tem em seu manto e em sua coxa um nome escrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.”

2 Pedro 3:10 (NKJV), “Mas o dia do Senhor virá como um ladrão na noite, no qual os céus passarão com um grande barulho, e os elementos se derreterão com calor fervoroso; tanto a terra quanto as obras que nela estão serão queimadas”.

1 Tessalonicenses 5:2 (NKJV), “Porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor vem como um ladrão na noite.”

Apocalipse 22:12 (NKJV), “E eis que venho depressa, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.”

Mateus 25:31-34, 41 (NKJV), “Quando o Filho do Homem vier em Sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então Ele se assentará no trono de Sua glória. Todas as nações estarão reunidas diante dEle, e Ele as separará umas das outras, como um pastor divide suas ovelhas das cabras. E porá as ovelhas à sua direita, mas as cabras à esquerda. Então o Rei dirá aos que estão à sua direita: ‘Vinde, benditos de Meu Pai, herdai o reino que vos foi preparado desde a fundação do mundo’… Então Ele também dirá aos que estão à esquerda: ‘Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos’. “

Deixe um comentário