O que é o Credo de Atanásio?

O que é o Credo Atanasiano?

Pergunta

Resposta

O Credo Atanasiano (conhecido em latim como Quicumque vult) é um resumo inicial da doutrina cristã. Tradicionalmente, acredita-se que tenha sido escrito por Athanasius, arcebispo de Alexandria, que viveu no século IV d.C. Contudo, essa visão tradicional sobre a autoria é contestada por alguns historiadores e estudiosos. O Credo Atanasiano parece ter sido elaborado, principalmente, para refutar heresias envolvendo a divindade e a humanidade de Jesus Cristo, como o arianismo, nestorianismo e monofisismo. O Credo Atanasiano tradicionalmente é apresentado da seguinte forma:

“Quem quiser ser salvo deve, acima de tudo, apegar-se à fé católica. Quem não a guardar em sua integralidade, de forma inviolável, certamente perecerá eternamente. Agora, essa é a fé católica:

“Adoramos um só Deus em trindade e a Trindade em unidade, sem confundir as pessoas e sem dividir o ser divino. Pois o Pai é uma pessoa, o Filho é outra, e o Espírito é ainda outra. Mas a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma, igual em glória, coeterna em majestade. O que é o Pai, é o Filho, e o que é o Pai, também é o Espírito Santo. O Pai é não-criado; o Filho é não-criado; o Espírito é não-criado. O Pai é infinito; o Filho é infinito; o Espírito Santo é infinito. O Pai é eterno; o Filho é eterno; o Espírito Santo é eterno; e, contudo, não há três seres eternos, mas um que é eterno; assim como não há três seres não-criados e ilimitados, mas um que é não-criado e ilimitado. Todo-poderoso é o Pai; todo-poderoso é o Filho; todo-poderoso é o Espírito Santo; e, contudo, não há três seres todo-poderosos, mas um que é todo-poderoso. Assim, o Pai é Deus; o Filho é Deus; o Espírito Santo é Deus; e, contudo, não há três deuses, mas um Deus. Assim, o Pai é Senhor; o Filho é Senhor; o Espírito Santo é Senhor; e, contudo, não há três senhores, mas um Senhor.

“Como a verdade cristã nos obriga a reconhecer cada pessoa distinta como Deus e Senhor, a religião católica nos proíbe de afirmar que há três deuses ou senhores. O Pai não foi feito, nem criado, nem gerado; o Filho não foi feito, nem criado, mas foi unicamente gerado pelo Pai; o Espírito não foi feito, nem criado, mas procede do Pai e do Filho. Dessa forma, há um Pai, e não três pais; um Filho, e não três filhos; um Espírito Santo, e não três espíritos. E nesta Trindade, nenhum ocupa posição anterior ou posterior, maior ou menor que o outro; mas todas as três pessoas são, em si mesmas, coeternas e coiguais; e, assim, devemos adorar a Trindade em unidade e o único Deus em três pessoas. Quem quiser ser salvo deve conceber dessa forma a Trindade. É necessário, para a salvação eterna, crer com fidelidade que nosso Senhor Jesus Cristo se encarnou.

“Pois esta é a verdadeira fé que cremos e confessamos: que nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, é ao mesmo tempo Deus e homem. Ele é Deus, gerado antes de todos os mundos a partir do ser do Pai, e é homem, nascido no mundo a partir do ser de sua mãe – existindo plenamente como Deus e plenamente como homem, com uma alma racional e um corpo humano; igual ao Pai na divindade, mas subordinado ao Pai na humanidade. Embora seja Deus e homem, ele não está dividido, mas é um só Cristo. Ele é unido porque Deus assumiu a humanidade nele; ele não transforma a divindade em humanidade. Ele é completamente uno na unidade de sua pessoa, sem confundir suas naturezas. Pois, assim como a alma racional e o corpo constituem uma única pessoa, assim o único Cristo é Deus e homem.

“Ele sofreu a morte por nossa salvação. Desceu ao inferno e ressuscitou dentre os mortos. Ascendeu aos céus e está assentado à direita do Pai. Ele voltará para julgar os vivos e os mortos. Em sua vinda, todas as pessoas ressuscitarão corporalmente para prestar contas de suas próprias ações. Aqueles que praticaram o bem entrarão na vida eterna, aqueles que praticaram o mal entrarão no fogo eterno. Esta é a fé católica. Não se pode ser salvo sem acreditar firmemente e com fidelidade nestas verdades.”

Embora o Credo Atanasiano seja um bom resumo da doutrina cristã sobre os assuntos da Trindade e da divindade e humanidade de Jesus Cristo, há alguns pontos que precisam ser considerados. Primeiramente, no que diz respeito à expressão “igreja católica”, este termo não se refere à Igreja Católica Romana. A palavra católica significa “universal”. A verdadeira igreja “católica” é composta por todos aqueles que depositaram sua fé em Jesus Cristo para a salvação. Em segundo lugar, o Credo Atanasiano exige a crença em todos os seus preceitos para a salvação. Embora concordemos com os preceitos, não acreditamos que todos eles sejam obrigatórios para a salvação.

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