O que é o Domingo da Trindade?
O Domingo da Trindade é o primeiro domingo após o Pentecostes para homenagear a Santíssima Trindade — o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Embora a palavra “trindade” não apareça nas Escrituras, ela é ensinada em passagens como Mateus 28:18-20 e 2 Coríntios 13:14, entre muitas outras. O conceito de trindade jamais poderá ser completamente compreendido ou racionalizado, mas está claramente ensinado nas Escrituras. O entendimento de toda a doutrina bíblica se dá pela fé, que vem através da ação do Espírito Santo; por esse motivo, é apropriado que esse mistério seja celebrado no primeiro domingo após o Pentecostes, período em que ocorreu o derramamento do Espírito Santo.
No Domingo da Trindade, a Igreja Cristã reflete com alegria e gratidão sobre o que o Pai, o Filho e o Espírito Santo realizaram para alcançar a salvação da humanidade pecadora. É feita uma lembrança de como os cristãos devem responder ao amor que Deus nos demonstrou, louvando-O e atribuindo-Lhe toda a glória. Recorda-se o Pai como nosso Criador, o Filho como nosso Salvador e o Espírito Santo como nosso Consolador. As leituras das Escrituras para a cerimônia do Domingo da Trindade podem incluir o Salmo 8, que inicia e conclui com a exaltação “Ó Senhor, nosso Senhor, quão magnífico é o teu nome em toda a terra.” Em 2 Coríntios 13:11-13 os crentes são incentivados a buscar a perfeição e viver em paz, encerrando com a oração para que a graça de Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos, reafirmando a comissão deixada por Jesus em Mateus 28:16-20.
Atualmente, o Domingo da Trindade busca explicar, na melhor capacidade humana, as pistas escritas nas Escrituras que nos guiam a uma compreensão mais profunda do nosso Deus triúno. O Pai é reconhecido como Deus desde o princípio (João 1:1); Jesus revelou que era igual ao Pai em João 10:30, ao declarar “Eu e o Pai somos um.” Juntos, eles enviaram o Espírito Santo, conforme registrado em João 14:26. E, em Mateus 28:19, Jesus ordenou: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”