O que é o Pentateuco?

O que é o Pentateuco?

O Pentateuco é composto pelos cinco primeiros livros da Bíblia que, segundo estudiosos conservadores, foram em sua maioria escritos por Moisés. Embora os próprios livros do Pentateuco não identifiquem claramente o autor, há diversas passagens que os atribuem a Moisés ou que os apresentam como palavras dele (Êxodo 17:14, 24:4–7, Números 33:1–2, Deuteronômio 31:9–22). Ainda que existam alguns versos no Pentateuco que parecem ter sido acrescentados posteriormente a Moisés, como Deuteronômio 34:5–8, que descreve a morte e o sepultamento de Moisés, a maioria – se não todos – os estudiosos atribuiu a maior parte destes livros a Moisés. Mesmo que Josué ou outra pessoa tenha efetivamente escrito os manuscritos originais, o ensino e a revelação podem ser rastreados de Deus através de Moisés.

Independentemente de quem tenha escrito as palavras que compõem os livros do Pentateuco, o autor dessas palavras foi Deus, através de Seu profeta Moisés, e a inspiração desses cinco livros da Bíblia continua sendo verdadeira. Uma das evidências mais importantes de que Moisés é o autor do Pentateuco é que o próprio Jesus se refere a essa seção do Antigo Testamento como a “Lei de Moisés” (Lucas 24:44).

A palavra Pentateuco provém da combinação do grego penta, que significa “cinco”, e teuchos, que pode ser traduzido como “rolo” ou “pergaminho”. Portanto, ela se refere simplesmente aos cinco rolos que compõem a primeira de três divisões do cânon judaico. O nome Pentateuco pode ser rastreado pelo menos até o ano 200 d.C., quando Tertuliano se referiu aos primeiros cinco livros da Bíblia por esse nome. Também conhecido como a Torá, palavra hebraica que significa “Lei”, esses cinco livros da Bíblia são Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Os judeus geralmente dividiam o Antigo Testamento em três seções: A Lei, os Profetas e os Escritos. A Lei, ou Torá, compreende os cinco primeiros livros das Escrituras que contêm o pano de fundo histórico da criação e da escolha de Abraão e da nação judaica como povo escolhido por Deus. Esses livros também contêm as instruções e as leis dadas a Israel no Monte Sinai. Em Josué 1:7, eles são mencionados como “a lei (Torá) que Moisés, meu servo, vos ordenou”, e em 1 Reis 2:3 como “a lei de Moisés”.

Os cinco livros da Bíblia que compõem o Pentateuco representam o início da revelação progressiva de Deus à humanidade. Em Gênesis encontramos o início da criação, a queda do homem, a promessa de redenção, o início da civilização humana e o começo do relacionamento de aliança de Deus com a sua nação escolhida, Israel.

Após Gênesis, vem o Êxodo, que registra a libertação do povo da aliança de Deus da escravidão e os preparativos para a sua posse da Terra Prometida, que Deus havia reservado para eles. O Êxodo narra a libertação de Israel do Egito após 400 anos de escravidão, conforme prometido por Deus a Abraão (Gênesis 15:13). Nele encontramos a aliança que Deus fez com Israel no Monte Sinai, as instruções para a construção do tabernáculo, a entrega dos Dez Mandamentos e outras diretrizes sobre como Israel deveria adorar a Deus.

Levítico sucede Êxodo e amplia as instruções sobre como um povo em aliança (Israel) deveria adorar a Deus e se governar. Ele estabelece os requisitos do sistema sacrificial que permitiriam a Deus perdoar os pecados do Seu povo até que o sacrifício perfeito e definitivo de Jesus Cristo proporcionasse redenção e completa expiação pelos pecados de todos os eleitos de Deus.

Em seguida, vem Números, que aborda os eventos-chave durante os 40 anos em que Israel vagou pelo deserto, assim como fornece instruções adicionais para a adoração a Deus e para viver como Seu povo em aliança. O último dos cinco livros que compõem o Pentateuco é Deuteronômio. Este livro é, por vezes, referido como a “segunda lei” ou a “repetição da lei”. Ele contém as palavras finais de Moisés antes que a nação de Israel atravessasse para a Terra Prometida (Deuteronômio 1:1). Em Deuteronômio encontramos a Lei e os padrões dados a Israel no Monte Sinai, repetidos e ampliados por Moisés. À medida que Israel avançava para um novo capítulo de sua história como nação escolhida por Deus, Moisés os lembrava não apenas dos mandamentos e de suas responsabilidades, mas também das bênçãos que lhes seriam concedidas pela obediência e das maldições resultantes da desobediência.

Os cinco livros que compõem o Pentateuco são geralmente considerados livros históricos, pois registram eventos históricos importantes. Embora muitas vezes sejam chamados de Torá ou Lei, na realidade, eles contêm muito mais do que simples normas. Eles apresentam uma visão geral do plano de redenção de Deus e estabelecem o pano de fundo para tudo o que se segue nas Escrituras. Assim como em todo o Antigo Testamento, as promessas, os tipos e as profecias contidas nos primeiros cinco livros têm seu cumprimento final na pessoa e na obra de Jesus Cristo, preparando o cenário para a chegada do Redentor.

Deixe um comentário