O que é o sufismo?

O que é o Sufismo?

O sufismo é um movimento dentro do islamismo que representa o aspecto místico dessa religião. Talvez essa seja uma das razões pelas quais os muçulmanos tradicionais se distanciam dos sufis. Essa vertente se concentra em oferecer amor e devoção a Deus. Como os sufis acreditam que as posses materiais atrapalham essa devoção, eles costumam ser considerados ascetas. Embora esteja fundamentado na doutrina islâmica, o sufismo ensina que a harmonia com Deus se alcança por meio da pobreza espiritual, do amor, da devoção e da lembrança desinteressada de Deus — geralmente feita por meio de cânticos repetitivos.

Jesus (chamado Isa pelos muçulmanos) ensinou que o maior mandamento é amar a Deus com todo o coração, alma e mente (Marcos 12:30). No entanto, ao colocarmos dinheiro, prestígio, posses, nosso próprio ego e desejos pecaminosos acima de Deus, todos nós falhamos em amá-Lo. Desobedecemos aos Seus mandamentos e ofendemos a Sua santidade, e, como resultado, merecemos ser separados de Deus para sempre no inferno (Romanos 6:23; 2 Tessalonicenses 1:9).

Felizmente, o Senhor Jesus amou a Deus de forma perfeita. Ele morreu na cruz para salvar os pecadores crentes, capacitando-os a amar a Deus de todo o coração. “Ele mesmo levou os nossos pecados em Seu corpo na cruz, para que pudéssemos morrer para o pecado e viver para a justiça; pelos Seus ferimentos fostes curados. Pois, enquanto estáveis continuamente desviando como ovelhas, agora retornastes ao Pastor e Guardião de vossas almas” (1 Pedro 2:24-25).

A morte e ressurreição de Jesus é a resposta para os sufis. Enquanto o sufismo não pode proporcionar um relacionamento de amor com Deus, Jesus pode fazê-lo! Como seguidores de Jesus, os verdadeiros cristãos são capacitados a amar a Deus e aos outros: “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós, para que, havendo Ele enviado Seu Filho unigênito ao mundo, vivamos por meio dele. Nisso consiste o amor, não em termos de que nós tenhamos amado a Deus, mas porque Ele nos amou e enviou Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:7-11).

Deixe um comentário