O que é teologia sistemática?

O que é teologia sistemática?

O termo “sistemática” refere-se ao fato de algo ser organizado em um sistema. Assim, a teologia sistemática é a divisão da teologia em sistemas que explicam suas diversas áreas. Por exemplo, embora vários livros da Bíblia forneçam informações sobre os anjos, nenhum livro apresenta todas as informações sobre eles. A teologia sistemática reúne todo o conhecimento bíblico sobre os anjos e o organiza em um sistema chamado angelologia. Esse é o cerne da teologia sistemática: organizar os ensinamentos da Bíblia em sistemas categóricos.

A teologia pode ser dividida em outras áreas de estudo. A teologia própria, também conhecida como paterologia, é o estudo de Deus Pai; a cristologia é o estudo de Deus Filho, o Senhor Jesus Cristo; a neumatologia é o estudo de Deus, o Espírito Santo; a bibliologia é o estudo da Bíblia; a soteriologia é o estudo da salvação; e a eclesiologia é o estudo da igreja. Além disso, a escatologia aborda o estudo dos últimos tempos, a angelologia o estudo dos anjos e a demonologia cristã o estudo dos demônios a partir de uma perspectiva cristã. O estudo da humanidade é denominado antropologia cristã, enquanto a hamartiologia é o estudo do pecado. A teologia sistemática é uma ferramenta importante para compreender e ensinar a Bíblia de forma organizada.

Além da teologia sistemática, há outras formas de divisão na teologia. A teologia bíblica foca no estudo de um determinado livro (ou livros) da Bíblia, enfatizando os aspectos teológicos específicos abordados nesse contexto. Por exemplo, o Evangelho de João é altamente cristológico, pois realça a divindade de Cristo, como evidenciado em passagens como João 1:1, João 1:14, João 8:58 e João 20:28. A teologia histórica analisa as doutrinas e como elas se desenvolveram ao longo dos séculos na igreja cristã. Já a teologia dogmática estuda as doutrinas de determinados grupos cristãos que sistematizaram seus ensinamentos, como, por exemplo, a teologia calvinista ou a teologia dispensacional. Por fim, a teologia contemporânea investiga doutrinas que se desenvolveram ou ganharam destaque nos tempos recentes.

Independentemente do método de estudo, o importante é que a teologia seja estudada com diligência e organização.

Deixe um comentário