O que é uma bênção de acordo com a Bíblia? O que a Bíblia quer dizer com abençoar?

O que é uma bênção segundo a Bíblia? O que a Bíblia quer dizer com abençoar?

Uma bênção, de acordo com o Merriam-Webster’s Collegiate Dictionary, é “o ato ou as palavras de quem abençoa” ou “algo que propicia felicidade ou bem-estar”. Na Bíblia, há várias palavras que costumam ser traduzidas como “bênção” ou “abençoar”. A palavra hebraica mais frequentemente traduzida como “abençoar” é barak, que pode significar louvar, congratular ou saudar, e até mesmo ser utilizada para designar uma maldição. Gênesis 1:22 é a primeira ocorrência, quando Deus abençoou as criaturas marinhas e as aves, ordenando que fossem frutíferas e se multiplicassem na terra.

Da mesma forma, no versículo 28, Deus concedeu bênção semelhante a Adão e Eva, acrescentando que deveriam exercer domínio sobre a criação. Quando Deus chamou Abrão para ir à Terra Prometida (Gênesis 12:1-3), Ele prometeu abençoá-lo, engrandecer seu nome e, por meio dele, abençoar todas as famílias da terra. As bênçãos aqui estão claramente associadas à felicidade e ao bem-estar, tanto para Abrão quanto para outros. Em Gênesis 22:16-18, Deus novamente abençoa Abrão e acrescenta que essa bênção é decorrente da obediência de Abrão aos mandamentos divinos.

Deus não é o único a pronunciar bênçãos. Quando Rebeca deixou sua família para se tornar esposa de Isaque (Gênesis 24:60), sua família a abençoou dizendo: “que você se multiplique para milhares de milhares; que sua descendência possua os portões dos seus inimigos”. Quando Isaque estava prestes a morrer, ele pronunciou esta bênção sobre seu filho Jacó: “Que Deus te conceda o orvalho do céu e a riqueza da terra – uma fartura de trigo e de vinho novo. Que as nações te sirvam e que os povos se prostrem diante de ti. Sê senhor de teus irmãos e que os filhos de tua mãe se prostrem diante de ti. Aqueles que te amaldiçoarem sejam amaldiçoados, e os que te abençoarem, abençoados” (Gênesis 27:28-29).

Outra palavra hebraica para bênção é esher, que também pode ser traduzida como felicidade. Jó 5:17 declara: “Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; por isso, não rejeite a correção do Todo-Poderoso”. Essa bênção está relacionada ao conhecimento de que Deus está atuando para nos direcionar pelo caminho correto. A correção divina é, na verdade, uma demonstração do Seu amor por nós, assim como um pai que disciplina um filho que brinca no meio da rua.

O Salmo 1:1-3 reforça essa ideia ao afirmar: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Mas tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem; e tudo quanto fizer prosperará.” O livro dos Salmos está repleto de referências a esse tipo de bênção feliz para aqueles que amam e temem o Senhor Deus.

No Novo Testamento, há duas palavras gregas principais traduzidas como “bênção”. Makarios carrega o sentido de felicidade que acabamos de explorar. As Bem-aventuranças em Mateus 5 e Lucas 6 descrevem o estado de felicidade daqueles que encontram propósito e realização em Deus. Assim como nos Salmos, a vida plena está disponível para aqueles que amam e temem a Deus e organizam suas vidas conforme a Sua Palavra. Romanos 4:6-8 relaciona essa bênção feliz àqueles cujos pecados foram perdoados, pois eles sabem que o relacionamento com Deus foi restabelecido.

eulogeo enfatiza mais as boas palavras ou o elogio que outros fazem sobre alguém, e também descreve a bênção que pronunciamos sobre os alimentos (Mateus 26:26). Da palavra eulogy em inglês, derivamos o termo “elogio”, que utilizamos para falar bem de alguém que partiu desta vida. Efésios 1:3 louva a Deus por todas as bênçãos que Ele nos concede em Cristo, e 1 Pedro 3:9 nos instrui a abençoar aqueles que nos maltratam, pois fomos chamados a receber uma bênção de Deus.

Ao reunir todos esses elementos, percebe-se que uma bênção é uma declaração de boa vontade e felicidade pronunciada sobre o outro, bem como a condição que concretiza essas boas palavras. O desígnio original de Deus na criação era que Suas criaturas, incluindo a humanidade, experimentassem prosperidade, paz e plenitude – um propósito que foi comprometido com a entrada do pecado no mundo. As declarações de bênção expressam o desejo de que Deus restabeleça o Seu favor sobre os outros ou são uma afirmação de Sua bondade intrínseca.

A bênção suprema que Deus nos concedeu é a nova vida e o perdão que surgem através da fé em Seu Filho, Jesus Cristo. As bênçãos materiais que desfrutamos diariamente são temporárias, mas as bênçãos espirituais disponíveis em Cristo abrangem o tempo e a eternidade, bem como aspectos materiais e imateriais. Como diz o salmista: “Bem-aventurado aquele cuja ajuda é o Deus de Jacó, cujo auxílio vem do Senhor, seu Deus” (Salmo 146:5).

Deixe um comentário