O que é uma oferta de bebida?

O que é uma oferenda de bebida?

Pergunta

Resposta

O primeiro registro de uma oferenda de bebida foi dado por Jacó, logo após Deus ter mudado seu nome para Israel. As oferendas de bebida também faziam parte dos sacrifícios ordenados por Deus, que incluíam ofertas queimadas e cereais, bem como os sacrifícios matinais e vespertinos. Em cada cordeiro sacrificado, derramava-se um quarto de hin, cerca de um quartilho, de vinho no fogo do altar. Já para o sacrifício de um carneiro, utilizava-se um terço de um hin, e para um boi, metade.

Alguns estudiosos especulam que a oferenda de um animal, cereais, óleo e vinho — cujo aroma subia como uma “suave fragrância ao SENHOR” — seria uma metáfora para oferecer alimento a Deus, uma exigência cultural importante no Oriente Médio. O que sabemos é que o derramamento de uma oferenda de bebida simboliza o sangue que Jesus derramou na cruz. Jesus explicou isso de forma direta em Lucas 22:20, ao instituir a Nova Aliança: ao pegar um cálice de vinho, disse “Este cálice que é derramado por vocês é a nova aliança no Meu sangue”. Assim, o sacrifício de Jesus cumpriu o significado de uma oferenda de bebida, com Seu sangue sendo derramado quando um soldado perfurou Seu lado com uma lança em João 19:34.

Paulo utilizou essa metáfora para descrever também seu próprio serviço. Em Filipenses 2:17, ele exortou a comunidade a viver de maneira digna de sua dedicação, e em 2 Timóteo 4:6, ao pressentir o fim de seu ministério, comparou seus esforços ao vinho derramado de um vaso sobre um altar.

Deixe um comentário