O que significa INRI? O que estava escrito na placa pregada na cruz acima da cabeça de Jesus?
[João 19:19] registra: “Pilatos preparou uma placa e a pregou na cruz. Ela dizia: JESUS DE NAZARE, O REI DOS JUDEUS.” [João 19:20] continua: “Muitos dos judeus leram essa inscrição, pois o local da crucificação de Jesus era próximo à cidade e a placa estava escrita em aramaico, latim e grego.” Hoje, muitas vezes, quando a cruz de Jesus é exibida, as letras INRI são colocadas na placa acima da cruz. Em latim, o texto “JESUS DE NAZARE, O REI DOS JUDEUS” teria sido escrito como “Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum”. Abreviado, esse título resulta em “INRI”. É improvável que as letras INRI estejam realmente na placa que Pilatos colocou sobre a cabeça de Jesus, já que [João 19:20] afirma especificamente que a inscrição estava em aramaico, grego e latim.
Embora o Evangelho de João se refira à inscrição como um “título”, tanto Marcos quanto Mateus a apresentam como uma “acusação”. Era costume exibir, sobre a cabeça dos crucificados, o crime pelo qual eles haviam sido condenados, juntamente com seu nome. A acusação de que Jesus foi condenado por Pilatos foi justamente por ter afirmado ser o Rei dos Judeus. Ironicamente, o “crime” pelo qual Jesus foi crucificado não é um crime de forma alguma, mas sim uma afirmação absolutamente verdadeira. Jesus não é apenas o Rei dos Judeus, mas o Rei de todos – o Rei dos reis e o Senhor dos senhores ([Apocalipse 17:14] e [Apocalipse 19:16]). Ele é o Rei de todo o universo e de todos os seus habitantes. E não foi nenhum pecado próprio dele que ficou pregado na cruz; foram os pecados de cada pessoa que deposita sua fé Nele para alcançar a salvação. Ele “riscou da carta de crédito as transgressões que nos eram contrárias, e as pregou na cruz” ([Colossenses 2:14]).
Assim como o título Rei dos Judeus foi escrito em três línguas, povos de todas as nações e idiomas O reconhecem como Salvador – Ele que salva todos os eleitos de Deus de seus pecados, carregando-os em Seu próprio corpo na cruz, e se mostrando o Salvador capaz, disposto, perfeito, completo, único e eterno.