O que significa que a igreja é a noiva de Cristo?

Pergunta

A imagem e o simbolismo do casamento são aplicados a Cristo e ao corpo dos crentes, conhecidos como igreja. A igreja é composta por aqueles que confiaram em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal e receberam a vida eterna.

Resposta

Cristo, o Noivo, escolheu de forma sacrificial e amorosa a igreja para ser Sua noiva. Assim como havia um período de noivado nos tempos bíblicos, durante o qual a noiva e o noivo permaneciam separados até o casamento, de modo similar a noiva de Cristo se encontra separada do Seu Noivo durante a era da igreja. Durante esse período de noivado, a responsabilidade da noiva é manter-se fiel a Ele.

No arrebatamento, a igreja será unida ao Noivo e a “cerimônia de casamento” oficial ocorrerá, concretizando assim a união eterna entre Cristo e Sua noiva.

No estado eterno, os crentes terão acesso à cidade celestial conhecida como Nova Jerusalém, também chamada de “cidade santa”. Na visão do apóstolo João acerca do fim dos tempos, ele vê a cidade descendo do céu adornada “como uma noiva”, o que significa que a cidade será gloriosamente radiante e que seus habitantes – os redimidos do Senhor – serão santos e puros, trajando vestes brancas de santidade e justiça. Algumas interpretações equivocadas sugeriram que o versículo 9 indicaria que a cidade santa seria a noiva de Cristo; contudo, isso não pode ser, pois Cristo morreu por Seu povo, e não por uma cidade. A cidade é denominada noiva porque abrange todos aqueles que constituem a noiva, assim como todos os alunos de uma escola são, por vezes, chamados de “a escola”.

Os crentes em Jesus Cristo são a noiva de Cristo, e aguardamos com grande expectativa o dia em que seremos unidos ao nosso Noivo. Até lá, permanecemos fiéis a Ele e proclamamos, juntamente com todos os redimidos do Senhor, “Vem, Senhor Jesus!”

Deixe um comentário