Por que a pureza sexual é tão importante?

Por que a pureza sexual é tão importante?

Deus concedeu ao homem e à mulher a alegria e o prazer das relações sexuais dentro dos limites do casamento, e a Bíblia é clara quanto à importância de manter a pureza sexual dentro dos limites dessa união entre homem e mulher (Efeésios 5:31). Os seres humanos têm plena consciência do efeito agradável desse presente de Deus, mas o ampliaram muito além do casamento e para praticamente qualquer circunstância. A filosofia do mundo secular, “se é prazeroso, faça-o”, permeia as culturas, especialmente no Ocidente, a ponto de a pureza sexual ser vista como algo arcaico e desnecessário.

Contudo, observe o que Deus diz sobre a pureza sexual. “Vocês devem ser santificados: que evitem a imoralidade sexual; que cada um de vocês saiba controlar seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, e não com paixão desenfreada, como os pagãos, que não conhecem a Deus… Pois Deus não nos chamou para sermos impuros, mas para vivermos uma vida santa” (1 Tessalonicenses 4:3–5, 7). Esse trecho expõe os motivos pelos quais Deus chama Seus filhos à pureza sexual em suas vidas.

Primeiramente, somos “santificados” e, por essa razão, devemos evitar a imoralidade sexual. A palavra grega traduzida como “santificados” significa literalmente “purificados, feitos santos, consagrados [a Deus]”. Como cristãos, devemos viver uma vida purificada porque fomos santificados pela troca de nosso pecado pela justiça de Cristo na cruz, sendo feitas novas criaturas em Cristo (2 Coríntios 5:17–21). Nossas velhas naturezas, com todas as suas impurezas, sexuais e de outro tipo, morreram; e agora a vida que vivemos é pautada na fé naquele que morreu por nós (Gálatas 2:20). Continuar na impureza sexual (fornicação) é negar essa verdade, sendo, de fato, um motivo legítimo para questionar se realmente nascemos de novo. A santificação, o processo pelo qual nos tornamos cada vez mais semelhantes a Cristo, é uma evidência essencial da realidade da nossa salvação.

Vemos também, em 1 Tessalonicenses 4:3–5, a necessidade de controlar nossos corpos. Quando cedemos à imoralidade sexual, evidenciamos que o Espírito Santo não está plenamente em nós, pois deixamos de manifestar um dos frutos do Espírito — o autocontrole. Todos os crentes exibem o fruto do Espírito (Gálatas 5:22–23) em maior ou menor grau, dependendo do quanto permitimos que o Espírito tenha domínio sobre nossas vidas. O “desejo apaixonado” desenfreado é obra da carne (Gálatas 5:19), não do Espírito. Assim, controlar nossos desejos e viver uma vida sexualmente pura é essencial para qualquer pessoa que professa conhecer Cristo. Ao fazê-lo, honramos Deus com nossos corpos (1 Coríntios 6:18–20).

Sabemos que as regras e a disciplina de Deus refletem o Seu amor por nós. Seguir o que Ele diz só pode nos ajudar durante nosso tempo nesta terra. Ao mantermos a pureza sexual antes do casamento, evitamos complicações emocionais que podem afetar negativamente futuros relacionamentos e casamentos. Além disso, ao preservarmos o leito conjugAl puro (Hebreus 13:4), podemos experimentar um amor incondicional por nossos companheiros, que é superado apenas pelo enorme amor de Deus por nós.

Deixe um comentário