Por que Deus escolheu Israel para ser Seu povo escolhido?

Falando da nação de Israel, o livro de Deuteronômio nos diz: “O SENHOR não escolheu vocês por serem mais numerosos que outros povos – pois vocês eram o menor de todos – mas porque o SENHOR os amou e cumpriu o juramento que fez a seus antepassados, tirando-os com mão poderosa e redimindo-os da terra da servidão, do poder do faraó, rei do Egito. Saibam, pois, que o SENHOR, seu Deus, é Deus; o Deus fiel que cumpre o Seu pacto de amor por mil gerações daqueles que O amam e obedecem aos Seus mandamentos.”

Deus escolheu a nação de Israel para ser o povo através do qual Jesus Cristo, o Salvador do pecado e da morte, nasceria. Deus prometeu o Messias logo após a queda de Adão e Eva no pecado, conforme registrado no capítulo 3 de Gênesis, e mais tarde confirmou que o Messias viria da linhagem de Abraão, Isaque e Jacó, conforme contado em Gênesis 12:1-3. Jesus Cristo é a razão fundamental de Deus ter escolhido Israel como Seu povo especial. Embora Deus não precisasse ter um povo escolhido para realizar Seus propósitos, Ele decidiu que Jesus nasceria de uma nação específica, e escolheu Israel.

Entretanto, o propósito de Deus ao escolher a nação de Israel não se restringia somente à vinda do Messias. Seu desejo para Israel era que eles se tornassem mensageiros, ensinando outros sobre Ele. Israel seria uma nação de sacerdotes, profetas e missionários, um povo distinto que apontaria para Deus e para a promessa de um Redentor, Messias e Salvador. Embora Israel tenha falhado em muitos aspectos dessa missão, o objetivo maior de Deus – trazer o Messias ao mundo – foi cumprido perfeitamente na pessoa de Jesus Cristo.

Deixe um comentário