Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-auto-republish domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/11fbe6d1-baeb-4c61-b186-7ec7f887fbf9/bibliadabiblia.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Quais foram as sete últimas palavras de Jesus Cristo na cruz e o que elas significam? – Bíblia da Bíblia

Quais foram as sete últimas palavras de Jesus Cristo na cruz e o que elas significam?

Pergunta

Quais foram as sete últimas palavras de Jesus Cristo na cruz e o que elas significam?

Resposta

As sete declarações que Jesus Cristo proferiu na cruz foram (não em ordem específica):

  1. No evangelho de Mateus, é relatado que, por volta da nona hora, Jesus clamou em alta voz: “Eloi, Eloi, lama sabachthani?”, que significa: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Nesta declaração, Jesus expressava seus sentimentos de abandono, pois sobre Si foi posto o peso dos pecados do mundo. Ao carregar esse fardo, Aquele que é único em Sua santidade se tornou, por amor a nós, pecado, clamando em meio à agonia. Esse clamor remete ao que está escrito no Salmo 22.

  2. Em outro momento, Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem.” Aqueles que O crucificaram não compreendiam a totalidade de seus atos, pois não O reconheciam como o Messias. Mesmo que essa ignorância não os tornasse automaticamente merecedores de perdão, a atitude compassiva de Cristo, mesmo em meio às provocações, revela a amplitude da graça divina.

  3. Em um episódio distinto, Jesus assegurou a um dos criminosos crucificados: “Hoje estarás comigo no paraíso.” Esse pronunciamento reforça que, mesmo na hora da morte, aquele que depositou sua fé em Jesus e O reconheceu como o Messias recebeu a promessa de participar dessa realidade eterna.

  4. Também proferiu: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.” Ao declarar essas palavras, Jesus se entregava voluntariamente ao Pai, sinalizando que Sua morte era iminente e confirmando que Deus aceitara Seu sacrifício. Assim, Ele se ofereceu de forma irrepreensível a Deus.

  5. Ao notar sua mãe próxima à cruz, na companhia do apóstolo a quem amava, Jesus demonstrou seu cuidado ao dizer: “Mulher, eis o teu filho” e, em seguida, “Eis a tua mãe!” Dessa forma, Ele confiou os cuidados de Sua mãe ao discípulo presente, garantindo que ela seria amparada após Sua partida.

  6. Em seguida, Jesus declarou: “Tenho sede.” Ao dizer isso, Ele cumpria a profecia messiânica que previa que, em meio ao sofrimento, seria oferecido vinagre para saciar Sua sede. Esse ato incentivou os guardas romanos a lhe fornecer o vinagre costumeiro durante uma crucificação, concretizando a profecia.

  7. Por fim, ao proferir “Está consumado!”, Jesus anunciou que Seu sofrimento havia chegado ao fim e que toda a missão que o Pai Lhe confiara – a pregação do evangelho, a realização de milagres e a garantia da salvação eterna para Seu povo – estava plenamente cumprida, quitando a dívida do pecado.

Deixe um comentário