O propósito de Deus ao enviar as dez pragas sobre o Egito era convencer o Faraó a libertar os hebreus e permitir que eles adorassem a Deus.
Vídeo resumo das 10 pragas do Egito
Infelizmente o Faraó não deixou os hebreus irem livres e o Egito sofreu extrema devastação por causa das 10 pragas. Não sobrou muito no Egito depois das pragas e da despedida do Mar Vermelho. Os egípcios haviam perdido seu exército, colheitas, gado e até mesmo seus filhos primogênitos. Nota: as 10 pragas podem ser encontradas na Bíblia de Êxodo 7:14 a Êxodo 12:36.
Lista das dez pragas
- Sangue
- Rãs
- Piolhos ou mosquitos
- Moscas
- Gado
- Ferve
- Granizo
- Locustídeo
- Escuridão
- Morte do primogênito
Água virou sangue
“Assim diz o Senhor: Nisto sabereis que eu sou o Senhor: eis que golpearei a água que está no Nilo com o cajado que está em minha mão, e ela será transformada em sangue. Os peixes que estão no Nilo morrerão, e o Nilo ficará sujo, e os egípcios encontrarão dificuldade em beber água do Nilo” (Êxodo 7:17-18).
Praga de rãs
“E o Senhor falou a Moisés: Vai a Faraó e diz-lhe: Assim diz o Senhor: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. Mas se você se recusar a deixá-los ir, eis que ferirei todo o seu território com sapos. Então o rio trará abundantemente sapos, que subirão e entrarão em sua casa, em seu quarto, em sua cama, nas casas de seus servos, em seu povo, em seus fornos e em suas tigelas de amassar. E as rãs subirão sobre ti, sobre o teu povo e sobre todos os teus servos” (Êxodo 8:1-4).
Praga de piolhos ou mosquitos
“Então o Senhor disse a Moisés: Diz a Arão: Estende a tua vara e bate no pó da terra, para que se torne piolho em toda a terra do Egito’.” E assim o fizeram. Pois Arão estendeu a mão com a vara e golpeou o pó da terra, e isso se tornou piolho no homem e na besta. Todo o pó da terra tornou-se piolho em toda a terra do Egito” (Êxodo 8:16-17).
Praga das moscas
“E o Senhor disse a Moisés: Levanta-te de manhã cedo e levanta-te diante do faraó quando ele sai para as águas. Então diga-lhe: “Assim diz o Senhor: ‘Deixa ir o meu povo, para que me sirva. Ou então, se não deixardes o Meu povo ir, eis que enviarei enxames de moscas sobre vós e os vossos servos, sobre o vosso povo e para as vossas casas. As casas dos egípcios estarão cheias de enxames de moscas, e também o chão em que se erguem. E nesse dia separarei a terra de Gósen, na qual habita o Meu povo, para que não haja enxames de moscas, a fim de que saibais que Eu sou o Senhor no meio da terra” (Êxodo 8:20-22).
Praga do gado
“Então o Senhor disse a Moisés: Vai ao Faraó e diz-lhe: Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: ‘Deixa ir o meu povo, para que me sirva. Porque, se vos recusardes a deixá-los ir, e ainda os segurardes, eis que a mão do Senhor estará sobre o vosso gado no campo, sobre os cavalos, sobre os burros, sobre os camelos, sobre os bois e sobre as ovelhas — uma peste muito severa. E o Senhor fará a diferença entre o gado de Israel e o gado do Egito” (Êxodo 9:1-4).
Praga de furúnculos
“Então o Senhor disse a Moisés e a Arão: Tomai para vós punhados de cinzas de uma fornalha, e deixai que Moisés a espalhe para os céus aos olhos do Faraó. E se tornará pó fino em toda a terra do Egito, e causará furúnculos que irrompem em feridas sobre o homem e a besta por toda a terra do Egito'” (Êxodo 9:8-9).
Praga de granizo
“Então o Senhor disse a Moisés: ‘Estende a tua mão para o céu, para que haja granizo em toda a terra do Egito — sobre o homem, sobre a besta e sobre toda a erva do campo, em toda a terra do Egito’. E Moisés estendeu sua vara em direção ao céu; e o Senhor enviou trovões e granizo, e fogo caiu por terra. E o Senhor fez chover granizo sobre a terra do Egito” (Êxodo 9:22-23).
Praga de gafanhotos
“… se vos recusardes a deixar ir o Meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos para o vosso território. E cobrirão a face da terra, para que ninguém possa ver a terra; e comerão o resíduo do que vos resta, que vos resta do granizo, e comerão do campo toda a árvore que crescer para vós” (Êxodo 10:4-5).
Praga das trevas
“Então o Senhor disse a Moisés: ‘Estende a tua mão para o céu, para que haja trevas sobre a terra do Egito, trevas que podem até ser sentidas’. Então Moisés estendeu a mão em direção ao céu, e houve espessas trevas em toda a terra do Egito três dias” (Êxodo 10:21-22).
Peste dos primogênitos
“Então Moisés disse: Assim diz o Senhor: Por volta da meia-noite sairei para o meio do Egito; e todos os primogênitos da terra do Egito morrerão, desde o primogênito do faraó que se senta em seu trono, até o primogênito da serva que está atrás do moinho de mão, e todos os primogênitos dos animais.
Então haverá um grande clamor em toda a terra do Egito, como não era como antes, nem será como de novo. Mas contra nenhum dos filhos de Israel um cão moverá a língua, contra o homem ou a besta, para que saibais que o Senhor faz diferença entre os egípcios e Israel” (Êxodo 11:4-7).