O que é a Páscoa ortodoxa? Origem e data para 2023

A data diferente para a Páscoa ortodoxa vem de seguir o calendário juliano, que difere do calendário gregoriano usado pela maioria dos países ocidentais e denominações cristãs. Consequentemente, a Páscoa ortodoxa geralmente ocorre uma semana depois, mais perto do equinócio de março.

Páscoa ortodoxa em 2023

A Páscoa para a maioria dos cristãos ocidentais ocorrerá este ano no domingo, 9 de abril de 2023, de acordo com o calendário gregoriano. A Páscoa ortodoxa cairá no domingo16 de abril de 2023, de acordo com o calendário juliano usado por grande parte da ortodoxia oriental.

A origem da Páscoa ortodoxa

Em 325 d.C., o Concílio de Niceia decidiu que a Páscoa seria observada no primeiro domingo após a primeira lua cheia no equinócio de março ou após ele. Embora o Concílio de Niceia tenha estabelecido a data da Páscoa para a maioria das igrejas em todo o mundo, nem todas as igrejas cristãs observam a Páscoa de acordo com o calendário gregoriano. Muitas igrejas ortodoxas ainda testemunham a Páscoa em congruência com o calendário juliano.

Calendário Juliano x Gregoriano

A razão para os dois calendários diferentes, na verdade, veio de um erro de cálculo da astronomia. O principal objetivo da criação do calendário gregoriano era alterar o tempo da Páscoa.

De acordo com history.com, “Em 1582, quando o Papa Gregório XIII introduziu seu calendário gregoriano, a Europa aderiu ao calendário juliano, implementado pela primeira vez por Júlio César em 46 a.C. Como o sistema do imperador romano calculou mal a duração do ano solar em 11 minutos, o calendário já havia caído em descompasso com as estações do ano. Isso preocupava Gregório porque significava que a Páscoa, tradicionalmente observada em 21 de março, ficava mais longe do equinócio da primavera a cada ano que passava.”

Símbolos e tradições da Páscoa ortodoxa

Embora as datas possam diferir para a Páscoa ortodoxa, as tradições e o significado são quase idênticos aos de outras denominações, sendo uma lembrança da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.

De acordo com timeanddate.com,

“Um dos símbolos cristãos mais comuns associados à Páscoa é o cordeiro. É frequentemente representado com uma bandeira que carrega uma cruz, e é conhecido como Agnus Dei, que significa “Cordeiro de Deus” em latim. A origem do símbolo está relacionada à Páscoa judaica. Nos tempos antigos, os judeus sacrificavam um cordeiro durante a festa. Os primeiros cristãos associavam o sacrifício do cordeiro ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Eles conectaram a alegre festa da Páscoa, que celebra a libertação do povo judeu de anos de escravidão no Egito, com a libertação da morte representada pela ressurreição de Jesus Cristo.

Na Grécia, o Domingo de Páscoa também é uma ocasião amplamente celebrada. Os cordeiros são assados em um espeto e a provisão de vinho é abundante. O cordeiro assado é servido em honra de Jesus Cristo, que foi sacrificado e ressuscitou na Páscoa. O cordeiro é a comida grega mais tradicional da Páscoa. Ovos tingidos de vermelho são quebrados uns contra os outros e a pessoa com o último ovo não rachado restante terá boa sorte. O domingo de Páscoa é um momento de festa e as pessoas comem, conversam ou dançam durante toda a noite”.

Versículos Bíblicos sobre a Páscoa

Atos 12:4 – E quando o apoderou, colocou-o na prisão, entregando-o a quatro esquadrões de soldados para guardá-lo, pretendendo depois da Páscoa trazê-lo ao povo.

Romanos 5:8 – Mas Deus mostra seu amor por nós em que, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós.

Romanos 4:25 – Quem foi entregue por nossas ofensas e levantado para nossa justificação.

João 11:25-26 – Jesus lhe disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, embora morra, viverá, e todo aquele que vive e crê em mim jamais morrerá. Você acredita nisso?”

Romanos 1:4 – E foi declarado Filho de Deus em poder segundo o Espírito de santidade por sua ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo nosso Senhor

1 Coríntios 15:42-44 – Assim é com a ressurreição dos mortos. O que é semeado é perecível; o que é levantado é imperecível. É semeado em desonra; ressuscita em glória. É semeado na fraqueza; ela é elevada no poder. É semeado um corpo natural; Eleva-se um corpo espiritual. Se há um corpo natural, há também um corpo espiritual.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! De acordo com a sua grande misericórdia, Ele nos fez nascer de novo para uma esperança viva através da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna

Deixe um comentário