Qual é a marca da besta?

O que é a marca da besta?

Pergunta

Resposta

A passagem principal na Bíblia que menciona a “marca da besta” encontra-se em Apocalipse 13:15-18. Outras referências podem ser encontradas em passagens como Apocalipse 14:9, 14:11, 15:2, 16:2, 19:20 e 20:4. Essa marca atua como um selo para os seguidores do Anticristo e do falso profeta – o porta-voz do Anticristo. Quem faz com que as pessoas recebam essa marca é o falso profeta (a segunda besta), e ela é literalmente colocada na mão ou na testa, não sendo apenas um cartão que alguém carrega.

Os recentes avanços nas tecnologias de chips implantáveis médicos e RFID aumentaram o interesse pela marca da besta mencionada em Apocalipse 13. É possível que a tecnologia observada hoje represente os estágios iniciais do que eventualmente poderá ser usado como a marca da besta. No entanto, é importante compreender que um chip implantado para fins médicos não é, em si, a marca da besta. Essa marca será um sinal concedido somente àqueles que adorarem o Anticristo. Assim, ter um microchip médico ou financeiro inserido na mão direita ou na testa não significa receber a marca da besta, a qual será uma identificação dos tempos finais exigida pelo Anticristo para realizar transações, sendo atribuída apenas aos seus adoradores.

Muitos estudiosos do Apocalipse divergem amplamente quanto à natureza exata da marca da besta. Além da hipótese do chip implantado, há especulações sobre a existência de um cartão de identificação, um microchip, um código de barras tatuado na pele ou simplesmente uma marca que identifique aqueles fiéis ao reino do Anticristo. Entre essas visões, a última exige a menor especulação, pois não adiciona mais do que o que a Bíblia já nos apresenta. Em outras palavras, todas essas possibilidades são meras especulações, e não devemos gastar muito tempo discutindo os detalhes precisos.

O significado de 666 também permanece como um mistério. Alguns especularam sobre uma possível ligação com a data 06/06/06, mas, conforme Apocalipse 13, o número 666 identifica uma pessoa – não uma data. De alguma forma, esse número servirá para identificar o Anticristo. Por séculos, intérpretes da Bíblia têm tentado associar o número 666 a determinadas figuras, sem que nada se mostre conclusivo. Por isso, Apocalipse 13:18 enfatiza que “isso requer sabedoria”. Quando o Anticristo for revelado, ficará claro quem ele é e de que maneira o número 666 o identifica.

Deixe um comentário