Qual é o significado de “Hephzibah” na Bíblia?
Pergunta
Resposta
Nos tempos do Antigo Testamento, os israelitas compreendiam o poder por trás de um nome. Se havia uma bênção espiritual ou um poder real concedido por um nome dado por Deus, ou se os nomes influenciavam fortemente os pensamentos e as crenças das pessoas sobre si mesmas, os nomes dos personagens do Antigo Testamento previam ou prenunciavam, de diversas maneiras, características importantes ou os papéis que desempenhariam. “Hephzibah” é mencionado duas vezes no Antigo Testamento: em 2 Reis 21:1 e em Isaías 62:4.
Traduzido do hebraico original, Hephzibah significa literalmente “Meu deleite está nela.” Em 2 Reis 21:1, Hephzibah é o nome da esposa do rei Ezequias. O nome Hephzibah ou Hafzbah expressa uma ideia muito clara. Como a mesma raiz hafz significa “guardar” ou “cuidar,” todas as palavras derivadas dessa raiz sugerem a ideia de “proteção.” Portanto, o nome Hephzibah não significa apenas alguém que evoca deleite, mas também “aquela que é protegida” ou “a protegida.”
O uso mais enigmático do termo pode ser encontrado em Isaías 62:4: “Não mais chamarás a tua terra Desolada, e não mais a chamarás Deserta; mas chamar-te-ão Hephzibah, e a tua terra, Beulah; porque o SENHOR se deleitou em ti, e a tua terra será casada.” Neste trecho, Deus fala à nação de Israel, que se desviou da adoração monoteísta do único Deus verdadeiro e se envolveu num misto de idolatria, combinando a adoração de deuses como Baal e Astoret com a adoração de Deus. Por causa dessa “infidelidade,” Deus se afastou de Israel, e o Reino do Norte foi invadido pelos assírios em 732 a.C., o que resultou na perda dos territórios ao redor do Mar da Galileia. Em 722 a.C., a região samaritana caiu para a Assíria, ocasionando o exílio de um grande número de israelitas para outras partes do Império Assírio.
Isaías 62:4 traz uma mensagem de esperança para a nação de Israel. Deus planeja mudar o nome de Israel, de Desolada para Hephzibah e de Deserta para Beulah. Beulah significa “casada.” Quando Deus muda um nome na Bíblia, isso transmite a ideia de transformação, uma segunda chance e um novo começo. Esse trecho promete a restauração de Israel a um lugar de favor e proteção aos olhos de Deus. Por meio deste versículo, o mundo inteiro entende que Deus se deleita em Israel e é casado com ela. Deus não abandonará mais Seu povo. O Senhor prometeu nunca mais permitir que um conquistador subjugue Israel, e o povo viverá em um refúgio seguro.
Israel prepararia o caminho para todos que viriam receber a salvação do Senhor. Por meio de Israel, Jesus veio trazendo Sua recompensa, cumprindo as passagens proféticas do Antigo Testamento referentes ao Messias. Israel será chamado “O Povo Santo, os Redimidos do SENHOR; e serás chamada Cidade que não mais se deserta” (Isaías 62:12). Desde seu renascimento em 1948, a nação de Israel sobreviveu, mesmo estando cercada por inimigos decididos à sua destruição. Para aqueles familiarizados com Isaías 62:4, a persistência de Israel não surpreende.
A mensagem de esperança à nação de Israel é, em última análise, uma mensagem de esperança para toda a humanidade, pois dela vem a esperança dos tempos, o Messias, Jesus Cristo.






