Quem ocupará o Reino Milenar?

Quem ocupará o Reino Milenar?

O reino milenar é o reinado futuro de Jesus Cristo na terra enquanto Ele se senta no trono de Davi em Jerusalém. Todos aqueles que entrarem nesse reino serão redimidos por Deus e, por isso, justos (ver Isaías 35:8–10). Entre os redimidos haverá dois grupos distintos de pessoas: os que possuirão corpos físicos glorificados e os que terão corpos naturais e terrenos.

Aqueles que ocuparão o reino milenar com corpos glorificados podem ser divididos em três subgrupos: a igreja, cujos corpos foram ressuscitados ou transformados no arrebatamento (1 Tessalonicenses 4:13–18; 1 Coríntios 15:21–23, 51–53); os mártires da tribulação, que serão ressuscitados após o retorno de Cristo à terra (Apocalipse 20:4–6); e os santos do Antigo Testamento, que presumimos serem ressuscitados ao mesmo tempo (ver Daniel 12:2). Já os que ocuparão o reino com corpos terrenos são aqueles que sobreviveram à tribulação, subdividindo-se em gentios crentes e judeus crentes.

Apocalipse 19:11–16 descreve a segunda vinda de Jesus Cristo. Esse evento é distinto do arrebatamento (1 Tessalonicenses 4:13–18; 1 Coríntios 15:51–53), que representa uma aparição anterior de Cristo nos ares. Não há menção, em Apocalipse 19–20, de qualquer tipo de evento de arrebatamento, o que implica que os santos que estiverem na terra quando Cristo retornar permanecerão para entrar no reino milenar com seus corpos naturais.

Parte da instituição do reino por Jesus envolverá o juízo das ovelhas e dos bodes (Mateus 25:31–46). As “ovelhas” representam os gentios justos, que demonstraram sua fé por meio de boas obras em favor do povo de Deus; os “bodes” simbolizam os gentios ímpios, que falharam em ajudar os filhos de Deus. Cristo lançará os ímpios no lago de fogo para o castigo eterno (Mateus 25:46). Em função desse julgamento e do fato de que todo Israel crerá naquele tempo (Zacarias 12:10; Romanos 11:25–32), nenhum descrente ingressará no reino milenar (ver também Mateus 13:24–30, 36–43).

Assim, os que ocuparão o reino milenar, inicialmente, serão os justos de todas as dispensações anteriores: gentios crentes em corpos terrenos, Israel redimido em corpos terrenos e crentes ressuscitados ou arrebatados em corpos glorificados. Esses habitantes serão de “muitas nações”, mas o conhecimento do Senhor Jesus será universal, como em Habacuque 2:14, que diz: “A terra se encherá do conhecimento do Senhor, assim como as águas cobrem o mar”. Será prática comum que os moradores do reino viagem até Jerusalém para adorar o Senhor pessoalmente, conforme descrito em Miquéias 4:2: “Muitas nações virão, dizendo: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos e andemos nas suas veredas. Porque de Sião sairá a Lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.”

Os que habitarão o reino milenar verão a nação de Israel exaltada em sua plena glória. Todos serão restaurados, tanto espiritual quanto fisicamente, como declarado em Miquéias 4:6–7: “Naquele dia, declara o Senhor, ajuntarei os paralisados; congregarei os dispersos e os que tive afligido. Farei dos paralisados o meu remanescente e dos expulsos, uma nação forte.”

Durante o reino milenar, os santos em corpos naturais desfrutarão de vidas longas (Isaías 65:20) e formarão famílias. Ao final dos mil anos, com o mundo completamente povoado, muitos — “em número, como a areia da praia” — se rebelarão contra o Senhor (Apocalipse 20:7–8).

Crianças nascidas durante o reino milenar terão a responsabilidade de exercer a fé em Cristo, assim como todas as gerações anteriores. Algumas optarão por não acreditar. Por essa razão, as Escrituras mencionam aqueles que morrerão sob uma maldição (Isaías 65:20) e explicam as consequências para as nações que se recusarem a adorar o Senhor: “Se algum dos povos da terra não subir a Jerusalém para adorar o Rei, o Senhor Todo-Poderoso, não haverá chuva” (Zacarias 14:17).

Para uma perspectiva mais aprofundada sobre quem habitará o reino milenar, observe os seguintes trechos: Isaías 2:2–4; Zacarias 14:8–21; Ezequiel 34:17–24; Daniel 7:13–14; Miquéias 4:1–5.

Deixe um comentário