Quem sou eu em Cristo?

Pergunta

Quem sou eu em Cristo?

Resposta

De acordo com 2 Coríntios 5:17, “Se alguém está em Cristo, é nova criação; o antigo já passou, eis que tudo se fez novo!” Existem duas palavras gregas traduzidas como “novo” na Bíblia. A primeira, neos, refere-se a algo que acaba de ser feito, mas já existem muitos outros iguais a ele. A palavra traduzida como “novo” neste versículo é kainos, que significa “algo recém feito e que é diferente de tudo o que já existia.” Em Cristo, somos transformados em uma criação totalmente nova, assim como Deus criou os céus e a terra originalmente — Ele os fez do nada, e assim faz conosco. Ele não apenas reformula nossas velhas condições; Ele cria uma nova essência. Ao estarmos em Cristo, nos tornamos “participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4). O próprio Deus, na pessoa de Seu Espírito Santo, habita em nossos corações. Estamos em Cristo e Ele está em nós.

Em Cristo, somos regenerados, renovados e nascemos de novo, e essa nova criação é espiritual, enquanto a natureza antiga é carnal. A nova natureza tem comunhão com Deus, obedece à Sua vontade e se dedica ao Seu serviço. São ações que a natureza antiga não consegue realizar nem desejar. Ela está “morta em delitos e pecados” (Efésios 2:1) e só pode ser reanimada por um despertar sobrenatural, que ocorre quando nos aproximamos de Cristo e somos habitados por Ele. Cristo nos concede uma natureza completamente nova e santa, uma vida incorruptível. Nossa antiga vida, anteriormente afastada de Deus por causa do pecado, fica enterrada, e nós somos ressuscitados “para andar em novidade de vida” com Ele (Romanos 6:4).

Se pertencemos a Cristo, estamos unidos a Ele e deixamos de ser escravos do pecado (Romanos 6:5-6); somos vivificados com Ele (Efésios 2:5); somos conformados à Sua imagem (Romanos 8:29); estamos livres da condenação e andamos não segundo a carne, mas segundo o Espírito (Romanos 8:1); e fazemos parte do corpo de Cristo juntamente com outros crentes (Romanos 12:5). O crente agora possui um novo coração (Ezequiel 11:19) e foi abençoado “com toda bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 1:3).

Podemos nos perguntar por que, mesmo tendo dedicado nossa vida a Cristo e estando seguros de nossa salvação, muitas vezes não vivemos conforme o descrito. Isso acontece porque nossa nova natureza reside em nossos corpos carnais, e essas duas realidades estão em conflito. A natureza antiga está morta, mas a nova ainda precisa lutar contra o antigo “teto” que a abriga. O mal e o pecado ainda existem, mas o crente agora os enxerga de uma perspectiva renovada, não permitindo que o controlem como antes. Em Cristo, temos a oportunidade de resistir ao pecado, algo que a natureza antiga não podia. Agora cabe a nós alimentar a nova natureza por meio da Palavra, da oração e da obediência, ou alimentar a carne ao negligenciar essas práticas.

Quando estamos em Cristo, “somos mais que vencedores por meio dAquele que nos amou” (Romanos 8:37) e podemos nos alegrar em nosso Salvador, que torna todas as coisas possíveis (Filipenses 4:13). Em Cristo, somos amados, perdoados e seguros. Somos adotados, justificados, redimidos, reconciliados e escolhidos. Em Cristo, somos vitoriosos, repletos de alegria e paz, e encontramos o verdadeiro sentido da vida. Que maravilhoso Salvador é Cristo!

Deixe um comentário