Pergunta
Todos têm um “buraco em forma de Deus”?
Resposta
O conceito do “buraco em forma de Deus” afirma que cada pessoa possui um vazio na alma, no espírito e na vida que só pode ser preenchido por Deus. Esse vazio representa o anseio inato do coração humano por algo que transcenda a si mesmo, por algo “outro”. Textos bíblicos sugerem que Deus colocou a eternidade no coração do homem, indicando que a humanidade foi criada para um propósito eterno, e somente Ele pode satisfazer nosso desejo por eternidade. Assim, todas as religiões se baseiam nesse impulso de se conectar com Deus, pois somente Ele pode preencher esse vazio.
O problema é que, frequentemente, as pessoas ignoram esse anseio ou tentam preenchê-lo com coisas que não são divinas. Diversas passagens bíblicas ressaltam essa condição do coração humano, evidenciando sua tendência à corrupção, engano e rebeldia contra os caminhos de Deus. Essa busca equivocada faz com que se adore o que não é Deus, ao invés de buscar o único que pode realmente satisfazer o anseio por significado e eternidade.
Infelizmente, muitos passam a vida procurando em negócios, família, esportes e outras atividades aquilo que preencheria o vazio interior, mas acabam se sentindo insatisfeitos, mesmo ao experimentar uma felicidade passageira. Ao refletir sobre figuras como Salomão, que teve acesso a riquezas, sucesso, prestígio e poder – todos os valores que os homens almejam – percebemos que nada disso supriu o desejo pela eternidade. Ele concluiu que tais buscas eram “vaidade”, pois não conseguiam preencher o vazio interno. No fim, resumiu que o essencial é temer a Deus e obedecer aos seus mandamentos, pois este é o verdadeiro dever do homem.
Da mesma forma que uma peça quadrada não preenche um buraco redondo, o “buraco em forma de Deus” em cada um de nós não pode ser preenchido por nada nem por ninguém além de Deus. Somente um relacionamento pessoal com Ele, por meio da fé em Jesus Cristo, pode preencher esse vazio e satisfazer plenamente o desejo por eternidade.






