Somos todos filhos de Deus, ou apenas cristãos?

Todos somos filhos de Deus ou apenas os cristãos?

A Bíblia é clara ao afirmar que todas as pessoas são criação de Deus (Colossenses 1:16) e que Deus ama o mundo inteiro (João 3:16), mas somente aqueles que nascem de novo são filhos de Deus (João 1:12; João 11:52; Romanos 8:16; 1 João 3:1-10).

Nas Escrituras, os perdidos nunca são referidos como filhos de Deus. Efésios 2:3 nos revela que, antes de sermos salvos, éramos “por natureza objetos da ira” (Efésios 2:1-3). Romanos 9:8 afirma que “não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas sim os filhos da promessa, os quais são considerados descendentes de Abraão.” Em vez de nascermos como filhos de Deus, nascemos no pecado, o que nos separa de Deus e nos alinha com Satanás como inimigo de Deus (Tiago 4:4; 1 João 3:8). Jesus declarou: “Se Deus fosse o seu pai, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha conta; mas foi Ele quem me enviou” (João 8:42). Poucos versículos depois, em João 8:44, Jesus afirma aos fariseus que eles “pertencem ao pai de vocês, o diabo, e desejam cumprir os desejos do seu pai.” Essa distinção também é demonstrada em 1 João 3:10: “Desta forma podemos reconhecer quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: aquele que não pratica a justiça não é de Deus; nem aquele que não ama seu irmão.”

Tornamo-nos filhos de Deus quando somos salvos, pois somos adotados na família de Deus por meio do nosso relacionamento com Jesus Cristo (Gálatas 4:5-6; Efésios 1:5). Isso fica evidente em passagens como Romanos 8:14-17, que diz: “…porque aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os torne novamente escravos do medo, mas sim o Espírito da filiação. E por meio dele clamamos: ‘Abba, Pai.’ O próprio Espírito testemunha com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, somos também herdeiros – herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato compartilhamos das suas aflições, para que possamos igualmente compartilhar da sua glória.” Aqueles que são salvos são designados como filhos “de Deus mediante a fé em Cristo Jesus” (Gálatas 3:26), pois Deus “nos predestinou para sermos adotados como seus filhos por meio de Jesus Cristo, de acordo com o seu agrado e vontade” (Efésios 1:5).

Deixe um comentário