Quais são os melhores aplicativos de memória da Bíblia que você pode usar em seu computador ou dispositivo móvel para ajudá-lo a rastrear e revisar as Escrituras que você está trabalhando para memorizar? E essa é a melhor maneira de memorizar as Escrituras?
Mas espere, antes de começar…
Quero começar com um breve incentivo.
Como cristãos, acreditamos que
- … a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus;
- … como é Autor, Ele é aquele que pode lançar luz sobre seu significado e nos ajudar a recordá-lo em momentos de necessidade (João 16:12-15);
- … é a nossa confiança em Deus que nos permite crescer mais n’Ele pela Sua Palavra e através da nossa relação com Ele.
Compartilho isso como um pré-cursor para investigar os melhores aplicativos de memória da Bíblia, uma vez que pode se tornar fácil pensar que nossa memória bíblica é algo separado e distinto de nossa caminhada com Deus, e que somos capazes em nós mesmos de nos aproximar de Deus ou nos tornarmos “autodirecionais” memorizando versículos-chave da Bíblia e citando a Bíblia como achamos que devemos.
Não me entenda mal, a Bíblia é a Palavra de Deus, e deve ser citada…
… mas deve ser feito com a intenção do autor, isto é, sob a direção do Espírito Santo.
Memorizando as Escrituras ≠ Entendendo as Escrituras
Veja, no Novo Testamento, havia pessoas que conheciam as escrituras incrivelmente bem e, no entanto, se recusavam a reconhecer Jesus como o Filho de Deus. Na maioria das vezes, esse grupo eram os fariseus, mas às vezes os escribas e os saduceus também tentavam se opor a Jesus com base no texto das escrituras, ou em sua “compreensão” dele.
Jesus mencionou isso particularmente em João 5:37-40, onde indicou que os fariseus não entendiam as escrituras, pois se as tivessem entendido, teriam visto que apontavam para Ele. Jesus continuou dizendo que eles estavam olhando para as escrituras para a vida, mas ignorando o fato de que essa vida foi encontrada Nele, como a escritura também deu testemunho.
Há também ocasiões em que Jesus faz declarações (aos fariseus) que começam com a frase “Você nunca leu…” (Mateus 21:16, 42, Marcos 2:25), implicando que os fariseus ou não leram as escrituras ou (mais provavelmente) não entenderam o que leram.
Até Satanás, quando estava tentando Jesus, citou algumas escrituras para Jesus em Mateus 4:6. Mas ele só fez isso em uma de suas tentações, enquanto Jesus respondeu a todas as tentações com citações das escrituras.
O professor de Bíblia Keith Ferrin fala frequentemente sobre a necessidade de “não apenas conhecer as palavras, mas conhecer a Palavra”.
Veja, é pela revelação de Deus de Sua palavra para nós, e pela habilitação do Espírito Santo que somos capazes de memorizar versículos das Escrituras e recordá-los, compreendê-los e citá-los apropriadamente.
Eu uso isso como pano de fundo para olhar para os vários aplicativos de memória da Bíblia disponíveis em 2023, para encorajá-lo a usar um aplicativo, ou outro, ou até mesmo se tornar gratuito e, enquanto Deus estiver nele, você ainda pode memorizar versículos bíblicos.
Lembre-se, as pessoas haviam memorizado claramente as escrituras nos tempos do Antigo e do Novo Testamento e até foram ordenadas a meditar nelas dia e noite, bem antes de haver smartphones, computadores ou aplicativos. Eu sei, parece difícil acreditar em nossos tempos “modernos”, mas talvez possamos aprender algo com isso, que o que é realmente necessário na memória bíblica não é necessariamente uma ferramenta específica (embora sejam muito úteis), mas é o desejo da pessoa e a capacitação do Espírito Santo.
5 Melhores Aplicativos de Memória da Bíblia para 2023
Dito tudo isso, vamos dar uma olhada em alguns dos melhores aplicativos de memória da Bíblia que estão disponíveis em dispositivos iOS (Apple) e Android. Não faltam! Especialmente se você adicionar aplicativos de memória que não são projetados especificamente para as Escrituras.
A maioria desses aplicativos pode ser usada gratuitamente e fazem parte da minha lista das melhores ferramentas gratuitas para a memória da Bíblia.
O que se segue são minhas próprias impressões e experiências no uso de vários aplicativos de memória da Bíblia.
O App Memória da Bíblia (#1 Recomendado)
O aplicativo Memória da Bíblia, anteriormente conhecido como Scripture Typer, é um aplicativo incrivelmente útil para criar uma rotina regular de memória da Bíblia e é usado por muitas pessoas. De fato, a maioria das pessoas com quem entrei em contato e que memorizaram as escrituras usaram o aplicativo Memória da Bíblia como uma de suas ferramentas.
O aplicativo Memória da Bíblia torna muito fácil adicionar versículos ou capítulos para memorizar e, em seguida, passar rapidamente para a parte de memorização real, removendo assim muitos dos fardos de organização de grandes projetos de memória. Essa remoção de carga também inclui a implementação de um sistema de repetição espaçada uma vez que um versículo tenha sido memorizado.
Mas talvez a parte mais útil de todo esse aplicativo seja a parte de “digitador de escrituras”, onde você digita a primeira letra de cada palavra, e o aplicativo mostra a próxima palavra no versículo dizendo se você acertou a primeira letra ou não. O aplicativo também mantém um registro para futuras tentativas para que você possa ver onde você falhou no passado e precisa de mais prática.
Você pode usar o aplicativo ou há até mesmo uma versão web na Bíblia memory.com.
O aplicativo em si é gratuito para usar para um número fixo de versos, mas depois disso requer compra. O custo não é grande e vale a pena se você estiver memorizando grandes quantidades de escrituras. A compra também desbloqueia maior funcionalidade.
O App Memória da Bíblia está disponível em dispositivos iOS e Android, bem como um aplicativo web. Há até uma versão infantil do aplicativo onde você pode incentivar seu filho a memorizar versículos da Bíblia. Pessoalmente, eu uso apenas o aplicativo, mas conheço algumas pessoas que preferem digitar com o teclado no computador.
Aplicativo Verse Locker
O aplicativo Verse Locker é criado pela Scripture Memory Fellowship e também está disponível em dispositivos iOS e Android, juntamente com um aplicativo web.
O benefício mais atraente (na minha opinião) para este aplicativo, é que ele é gratuito para usar, sem limites de recursos ou número de versos.
O aplicativo tem muitos recursos presentes em outros aplicativos, como uma ferramenta de digitação de escrituras e uma ferramenta de desfoque de palavras, para ocultar gradualmente mais e mais palavras em um versículo. Além disso, existem algumas características únicas deste aplicativo, como a capacidade de ouvir o áudio do versículo sendo lido e mostrar a primeira letra de cada palavra como um prompt de memória.
Ao comparar este aplicativo com o aplicativo Memória da Bíblia, eu diria que o aplicativo Memória da Bíblia é mais simplificado. Isso meio que força você a passar pelo recurso de digitador de escrituras para “aprender” um versículo.
O aplicativo Verse Locker, por outro lado, oferece mais flexibilidade nas ferramentas que você deseja usar na memorização de passagens dentro do aplicativo, mas isso faz com que o aplicativo pareça um pouco menos suave no ‘fluxo’ geral de uso.
No geral, este é um aplicativo muito útil e seria um bom para ter em seu dispositivo, especialmente se você quiser mais de um aplicativo.
Aplicativo Versos (somente iOS)
Eu tenho o aplicativo Versículos no meu telefone há algum tempo, principalmente porque ele tem alguns recursos que o aplicativo Memória da Bíblia não tem, como reordenar frases, mostrar uma passagem uma frase de cada vez quando você clica na tela (o que pode ser útil para se familiarizar com a estrutura de passagens mais longas), e até mesmo alguns recursos mais experimentais, como o recurso ‘falar’, que permite que você fale o verso ou a passagem em voz alta e faça com que o aplicativo dite e corrija você em qualquer lugar (isso ainda está em beta e tem alguns bugs).
Este aplicativo tem uma versão gratuita que é utilizável, mas também tem um modelo de assinatura para aumentar a funcionalidade.
Uma das desvantagens deste aplicativo é que ele só está disponível em dispositivos Apple iOS e não em qualquer outra plataforma, tornando-o acessível apenas para algumas pessoas.
Eu não usei este aplicativo tanto quanto os outros mencionados acima, mas é muito fluido e agradável de olhar, tornando-se uma boa alternativa para memorizar versos se você tiver um iPhone.
Versos de Lutador
Eu nunca usei isso pessoalmente, pois parece não haver nenhuma versão gratuita, mas conheci algumas pessoas para usá-lo. O aplicativo vem com uma série de planos de Memória da Bíblia, que dão uma abordagem mais estruturada para aprender versículos. Os planos de memória incluem versos para memorizar e dar-lhe um período de tempo (como semanalmente).
Devo dizer neste ponto que a maioria dos aplicativos de Memória da Bíblia oferecem algum tipo de sistema de “plano” que você pode usar para memorizar, mas na minha opinião Fighter Verses e Scripture Memory Fellowship têm os planos mais abrangentes.
Cada plano no aplicativo Fighter Verses vem com outro material suplementar, como devoções e músicas para ajudá-lo a aprender os versículos e aplicá-los ao seu coração enquanto memoriza, o que apoia a ideia de que as escrituras devem fazer parte de nossa caminhada com Deus, e não simplesmente algo que memorizamos sem pensar (embora Deus ainda possa usar isso também).
O aplicativo em si está disponível em dispositivos iOS e Android. Se preferir, eles vendem um conjunto de 3×5 cartas de versos de lutadores em seu site também.
MemLok Sistema de Memória Bíblica
O MemLok é bastante único em comparação com a maioria dos outros aplicativos, na medida em que seu principal “recurso de memória” é focado em mnemônicos visuais. Essencialmente, isso significa memorizar versículos da Bíblia usando imagens para representar o texto do versículo.
Isso pode depender de trocadilhos, ou palavras de som semelhantes em forma de imagem, ou outros dispositivos mnemônicos.
O aplicativo eventualmente exige pagamento, e os recursos visuais pré-determinados parecem estar disponíveis apenas em algumas traduções da Bíblia, já que os trocadilhos e imagens de palavras criadas dependeriam do texto exclusivo da tradução.
Eu pessoalmente não uso mais este aplicativo, mas poderia ser útil se você encontrar mnemônicos visuais úteis.
Qual aplicativo de memória da Bíblia você deve usar?
Existem muitas maneiras de memorizar a Bíblia e, como pode ser visto na lista acima, há muitos recursos de aplicativos disponíveis para memorizar as Escrituras. Espero que, depois de ler este artigo, você tenha alguma noção das principais opções disponíveis para você, e que seu foco esteja no poder capacitador do Espírito Santo para guiá-lo.
Quais aplicativos de Memória da Bíblia você usa?
Deixe um comentário abaixo junto com seus pensamentos sobre o aplicativo.