5 VOTOS TRADICIONAIS DE CASAMENTO: O QUE ELES SIGNIFICAM E POR QUE AINDA SÃO IMPORTANTES

Há uma razão pela qual os votos tradicionais de casamento perduram por séculos. Dê uma olhada no que eles dizem.

Procurando votos de casamento? Você provavelmente quer algo sentimental e romântico. Definitivamente elegante, talvez um pouco divertido. Talvez você esteja até pensando em escrever seus próprios votos e precise se inspirar nos clássicos. Você pode gostar e genuinamente considerar usar os votos tradicionais, mas talvez você não queira que seus votos soem muito abafados. Mas há uma razão pela qual os votos tradicionais de casamento perduram por séculos. Dê uma olhada no que eles realmente dizem.

A Melhor Parte do Casamento: Votos de Casamento

Eu estava no meio de uma cerimônia de casamento quando minha filha Annie, que tinha nove anos na época, começou a acenar freneticamente para mim.

Como era uma dama de honra júnior, Annie estava de pé na frente com a noiva, o noivo e um pai confuso.

O que poderia ser tão importante que Annie precisasse interromper o casamento? Dei-lhe um olhar que silenciosamente comunicava “O quê?”

E então ela proferiu as palavras: “Estou entediada”. Aparentemente, meu sermão de casamento não foi interessante o suficiente para ela.

Mas a melhor parte ainda estava por vir: os votos. Não há nada de chato nos votos de casamento tradicionais que existem há séculos e geralmente acabam significando ainda mais para os casais mais tarde em seu casamento do que no dia do casamento.

Hoje em dia, alguns casais escrevem seus próprios votos – inclusive bem-humorados para fazer seu “público” rir. Mas votos como “Vou te amar tanto quanto amo meu cachorro” e “Prometo gostar de sua selfie dentro de um prazo razoável” não atendem à profundidade e ao significado de “até que a morte nos separe”.

Se você está planejando se casar, dê uma olhada no significado de seus votos. E se você está casado há muito tempo, por que não revisitar suas promessas um para o outro? Talvez você possa até recitá-los novamente em um aniversário especial.

Votos de casamento tradicionais

“Eu, _____, te tomo, _____, para ser minha esposa (marido) casada, para ter e segurar de hoje em diante, para melhor, para pior, para mais rico, para mais pobre, na doença e na saúde, para amar e para estimar, até que a morte nos separe.”

Vamos desvendar o que cada uma dessas frases significa.

O voto de: “Eu te levo para ser minha esposa ou marido casado”

Este voto de casamento tradicional é sobre livre arbítrio. Este não é um casamento forçado. Você selecionou essa pessoa. Esta decisão voluntária estabelece a responsabilidade pessoal pela sua escolha.

Por que isso importa? Porque Deus não é casamenteiro. Ele não predetermina com quem você vai se casar. Ele não supervisiona o serviço de namoro eletrônico.

Não existe uma alma gêmea ou “aquela” – uma pessoa ideal que Deus escolheu apenas para você. Como 1 Coríntios 7:39 sugere, você tem livre arbítrio ao escolher um companheiro, assim como você tem livre arbítrio para escolher seguir a Deus ou não.

Se você acredita profundamente que seu casamento é um “jogo feito no céu”, isso cria expectativas irrealistas. Se Deus preordenou “aquele” com quem você vai se casar, então deve ser a escolha perfeita para você, certo?

Mas o que acontece quando as imperfeições aparecem? As pessoas rapidamente culpam Deus por seus problemas no casamento e pelas falhas de seu cônjuge. Eles podem pensar:

  • O que Deus estava pensando?
  • Talvez eu não tenha ouvido Deus corretamente.
  • Talvez eu fosse muito jovem ou espiritualmente imaturo para discernir a vontade de Deus.

Se você acredita que realmente não escolheu seu cônjuge, é fácil usar a ilusão de alma gêmea para justificar o fim de um casamento. Deus não escolhe seu cônjuge, mas Ele defende firmemente o compromisso que você faz com seu cônjuge em seus votos de casamento, tradicionais ou não. Marcos 10:9 diz: “Portanto, o que Deus uniu, não separeis os homens”.

“Amarrado” significa conectado, ligado, unido, unido, unido, boquiaberto. Então, a frase “Eu te levo para ser minha esposa (marido)” está realmente dizendo: “Eu escolho você como minha companheira de equipe! Eu me uno livremente a você por toda a vida”.

Casamento significa “ter e segurar de hoje em diante”

“Ter e deter” é uma expressão jurídica de direitos de propriedade que define “a extensão do interesse que é concedido ou transmitido e as condições que o afetam”. Mas, como parte dos votos tradicionais de casamento, esta não é uma declaração de propriedade; refere-se ao pertencimento conjunto.

Gênesis 2:24 (KJV) diz: “Portanto, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se apegará à sua mulher, e eles serão uma só carne.” A palavra grega para clivagem (proskollaó) significa unir ou unir – colar uma coisa a outra. “Ter e manter” significa que você está prometendo um vínculo conjugal próximo que não pode ser quebrado.

Além disso, o verbo “ter” significa desfrutar de uma relação sexual. Mas o significado é mais profundo do que isso. Significa também compreender, compreender, conhecer. De acordo com a Bíblia, sexo é tudo sobre conhecer a outra pessoa por dentro e por fora e em todos os tipos de contextos. A palavra hebraica usada é yada’, que significa um conhecimento completo e exaustivo que abrange a mutualidade completa e a partilha total em todas as áreas da vida – emocional, espiritual, mental e física. Pense em Cantares 2:16: “O meu amado é meu, e eu sou dele…”

O significado histórico do verbo “segurar” é “guardar, cuidar, vigiar”. Significa cuidar de algo, como se cuidasse de um jardim. Efésios 5:29 fala sobre “nutrir” seu cônjuge. Nutrir significa ajudar seu cônjuge a se tornar a pessoa que Deus o criou para ser.

“Segurar” também significa zelar por seu cônjuge, defender seu cônjuge e evitar que seu cônjuge seja prejudicado. Portanto, esses votos tradicionais de casamento podem incluir protegê-los de pequenas coisas, como roedores, ruídos, intrusos, membros da família irritados ou muita ocupação – ou coisas grandes, como infidelidade, pornografia, abuso ou vício.

O voto de: “Para melhor, para pior, para mais rico, para mais pobre, na doença e na saúde”

Essa parte dos votos tradicionais de casamento é uma promessa de permanecer fiel e comprometido, não importa o que aconteça. 1 Coríntios 7:28 diz: “Os que se casarem terão problemas mundanos”.

A vida terá seus altos e baixos, bons e momentos difíceis. Mas viajar juntos nessa jornada como marido e mulher é o que cresce e aprofunda nosso amor um pelo outro.

O Voto Tradicional, “Amar e Estimar”

Amor significa que você vai se sacrificar – você vai abrir mão de algo altamente valorizado em prol de outra pessoa considerada de grande valor.

Valorizar significa reconhecer o incrível valor de seu cônjuge como ser humano, como filho de Deus e como a única pessoa com quem você escolheu passar a vida. As palavras podem parecer tradicionais e antigas, mas são votos de casamento igualmente potentes e Deus as levará a sério.

O Big Kicker, “Até que a morte nos separe”

A frase “até que a morte nos separe” significa que você está assumindo um compromisso para toda a vida – que a morte deve ser a única coisa que dissolve o vínculo matrimonial. Este voto foi realmente escrito por Deus em Mateus 19:4-6.

“Não leram que aquele que os criou desde o princípio os fez homem e mulher, e disse: ‘Portanto, um homem deixará seu pai e sua mãe e se apegará à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Portanto, eles não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus juntou, não separe”.Mateus 19:4-6

Ao considerar ou revisitar essas promessas, você entenderá por que os votos tradicionais de casamento resistiram. Fazer esses votos diante de Deus – e guardá-los – é profundamente significativo e vale qualquer esforço envolvido.

Deixe um comentário