Pergunta
A morte de Judas Iscariotes foi um suicídio cometido depois que ele ficou tomado pelo remorso (mas não pelo arrependimento) por ter traído Jesus. Tanto Mateus quanto Lucas (através do livro de Atos) apresentam alguns detalhes sobre a morte de Judas, e conciliar esses relatos pode parecer desafiador.
Resposta
Mateus relata que Judas morreu enforcando-se. Segundo o seu relato:
“Então Judas jogou o dinheiro no templo e saiu. Depois ele se retirou e se enforcou. Os principais sacerdotes recolheram as moedas e disseram: ‘É contra a lei colocar isso no tesouro, pois é dinheiro de sangue.’ Assim, decidiram usar o dinheiro para comprar o campo do oleiro, destinado a sepultamento de estrangeiros. Por isso, esse campo é conhecido até hoje como Campo de Sangue.”
Por outro lado, Lucas, por meio de Atos, descreve que Judas caiu em um campo, fazendo com que seu corpo se rompesse. Ele relata:
“Com a recompensa que recebeu por sua maldade, Judas comprou um campo; ali, ao cair de cabeça, seu corpo se despedaçou e todas as suas entranhas jorraram. Todos em Jerusalém souberam disso, e, por isso, chamaram aquele campo de Akeldama, ou seja, Campo de Sangue.”
Como conciliar os dois relatos? Uma explicação simples é a seguinte: Judas se enforcou no campo do oleiro, ocasionando sua morte. Posteriormente, após seu corpo ter começado a se decompor e inchar, a corda (ou o galho da árvore) que sustentava seu corpo se rompeu, fazendo com que ele caísse e se despedaçasse no solo do campo. Observe que Lucas não afirma que a queda foi a causa direta da morte, apenas descreve o acontecimento; a passagem de Atos pressupõe que o enforcamento foi o modo de morte, uma vez que não é comum uma queda em um campo causar a ruptura de um corpo sem que haja decomposição prévia.
Quanto a quem pagou pelo campo, existem duas interpretações possíveis:
- Judas foi prometido as trinta moedas de prata alguns dias antes da prisão de Jesus. Durante os dias que antecederam a traição, ele teria feito arranjos para comprar um campo, mesmo sem ter recebido o dinheiro ainda. Depois da transação, Judas recebeu o valor e, em seguida, o devolveu aos principais sacerdotes. Considerando essas moedas como dinheiro de sangue, os sacerdotes concluíram o negócio iniciando a compra do campo.
- Quando Judas lançou as trinta moedas no templo, os sacerdotes as recolheram e as utilizaram para adquirir o campo do oleiro. Assim, embora Judas não tenha comprado o campo diretamente, ele forneceu os recursos para que a transação fosse realizada, podendo, dessa forma, ser considerado o responsável pelo negócio.