Que pergunta maravilhosa! Aqui está a minha história; a história de outro judeu, como você, que fez exatamente essa pergunta muitos anos atrás:
Cresci em uma casa judaica ortodoxa em Nova York e, há alguns anos, passei a acreditar que Yeshua (Yeshua é a forma hebraica do nome grego Jesus) é verdadeiramente o Messias judaico. Acreditar que Yeshua é o Messias não foi fácil. Eu tinha muitas, muitas perguntas e passei meses examinando as evidências e buscando as respostas de Deus. Durante minha jornada, eu me lembrava constantemente de um versículo muito importante das Escrituras Judaicas (o Tanakh). O profeta Jeremias registra as palavras de Deus: “Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração” (Jeremias 29:13).
As Escrituras Judaicas – a Torá, os Profetas e os Escritos, que compõem o Tanakh ou a Bíblia Judaica – apresentam de forma bastante clara quem será o Mashiach (Messias) quando Ele finalmente vier à nação de Israel. De fato, existem mais de 300 profecias nas Escrituras Hebraicas que detalham muitos fatos sobre esse Messias/rei vindouro. A seguir, uma amostra (todos esses versículos vêm da Bíblia Judaica):
- O Messias nasceria em Belém (Miqueias 5:2).
- O Messias seria da tribo de Judá (Gênesis 49:10).
- O Messias se apresentaria montado em um jumento (Zacarias 9:9).
- O Messias seria torturado até a morte (Salmos 22).
- O Messias chegaria antes da destruição do Segundo Templo (Daniel 9:24-27).
A vida do Messias corresponderia a uma descrição particular – incluindo sofrimento, silêncio durante sua prisão e julgamento, morte e sepultamento em um túmulo de homem rico e ressurreição (Isaías 52:13–53:12).
A profecia cristã é notavelmente específica. Em detalhes de linhagem, local de nascimento, tempo e estilo de vida, Jesus cumpriu as expectativas messiânicas descritas nas Escrituras Hebraicas. O registro desse cumprimento pode ser encontrado nas páginas do Novo Testamento. Ao revisar a extensa lista de profecias messiânicas judaicas, permita que Deus fale ao seu coração e à sua mente enquanto você busca Sua verdade.
Curiosamente, as Escrituras Judaicas apresentam imagens aparentemente diferentes sobre o Messias que virá. Por um lado, falam do Messias que virá como o Rei reinante, estabelecendo um período de paz sem precedentes na Terra. Por outro lado, muitos versículos descrevem o Mashiach como um servo sofredor, que sofreria e morreria pelos pecados do povo. Durante muitos séculos, os rabinos acreditaram que haveria dois Messias – o Rei Mashiach ben David e o servo sofredor Mashiach ben José. Infelizmente, não perceberam que um único Messias cumpriria ambas as missões.
A profecia cristã foi, de fato, cumprida no Messias judaico. Yeshua veio para as “ovelhas perdidas da Casa de Israel” há 2000 anos. Ele veio, conforme declara Isaías capítulo 53, para morrer e “sofrer” pelos pecados do povo judeu. Veio para a nação de Israel, mas foi rejeitado. Se os judeus tivessem aceitado Sua expiação “uma vez por todas” (Hebreus 10:10) pelos pecados, Yeshua teria instaurado, naquele momento da história, o Reino dos Céus. Mas os judeus não o reconheceram. Mesmo tendo a Palavra de Deus em suas próprias Escrituras Hebraicas e mais de 300 descrições de quem Ele seria quando viesse, eles o passaram por alto. Como resultado, a Boa Notícia do Reino de Deus se espalhou pelo mundo gentio e, por 2000 anos, judeus e gentios se uniram no Mashiach, aguardando ansiosamente Seu breve retorno como Rei reinante, exatamente como os rabinos sempre esperaram.
Embora a nação judaica tenha rejeitado Yeshua quando Ele veio, Deus sempre manteve, ao longo desses 2000 anos, um “remanescente” de judeus crentes para Si mesmo. Eu, assim como muitos milhares de judeus vivos hoje, recebi Yeshua como Senhor, Salvador e Mashiach. Fomos abençoados com uma “nova vida” Nele e esperamos a vida eterna com Ele no Reino celestial de Deus.
Isso é muito para assimilar, mas se você está se fazendo essa pergunta, é o Espírito de Deus (o Ruach HaKodesh) que o conduziu a essas informações. Oro para que você continue examinando as evidências de quem Jesus realmente é e de Suas reivindicações de ser o Messias judaico em cumprimento da profecia hebraica. Lembre-se das palavras de Yeshua: “Eis aqui a porta, e estou batendo. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3:20). Talvez Yeshua, o Messias judaico, esteja batendo à porta do seu coração neste exato momento. Considere-O, abra a porta e permita que Ele entre em você!
Se você já decidiu confiar em Jesus como o Messias, continue sua jornada de fé e descoberta da verdade.