Os Dez Mandamentos foram escritos por Deus sobre duas tábuas de pedra e depois dados a Moisés no Monte Sinai. O registro dos Dez Mandamentos pode ser encontrado na Bíblia, tanto em Êxodo 20:2-17 quanto em Deuteronômio 5:6-21.
Vídeo 10 Mandamentos
Vídeo por Reasonar.com 1:30 min.
Significado dos Dez Mandamentos
1. Não terás outros deuses diante de Mim
Referência bíblica – Êxodo 20:3: “Não terás outros deuses diante de mim”.
Explicação: Ainda precisamos desse mandamento? Certamente que sim. Tudo o que ocupa o lugar supremo na vida de uma pessoa é um deus.
Conta-se a história de que em um determinado museu na China havia uma exposição chamada “O Deus Americano”. E o que você acha que foi? Uma nota de dólar, bem emoldurada.
É estranho como os homens modernos se afastam do Deus vivo, que é revelado na natureza e na Bíblia, e inventam deuses imaginários para se adequarem aos seus corações incrédulos.
Em seu livro, Deus e o Cosmos, o Dr. Theodore Graebner nos diz que alguns que se estabelecem como professores – muitos até mesmo como professores religiosos – dizem que Deus é apenas “o espírito da comunidade” (Página 30). Um desses líderes modernos diz: “Deus sou eu mesmo” (Página 23). Outro diz que adora o homem (Página 19).
Como você gostaria de orar ao “espírito da comunidade” ou orar a si mesmo ou à humanidade em geral? Estes são alguns dos falsos deuses proclamados pelos sábios de hoje.
Alguns adoram o prazer; outros, razão, filosofia ou negócios. Mas todas essas coisas são tão imperfeitas quanto os próprios humanos, e aqueles que confiam nelas ficarão finalmente sem luz na noite vazia e escura, até que as palavras do primeiro mandamento as encontrem no julgamento: “Não terás outros deuses diante de Mim”.
2. Não farás ídolos
Referência bíblica – Êxodo 20:4-6: “Não farás para ti uma imagem esculpida — qualquer semelhança de qualquer coisa que esteja no céu acima, ou que esteja na terra embaixo, ou que esteja na água debaixo da terra; não te curvarás a eles, nem os servirás. Porque eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus ciumento, visitando a iniquidade dos pais sobre os filhos à terceira e quarta gerações daqueles que Me odeiam, mas mostrando misericórdia a milhares, àqueles que Me amam e guardam os Meus mandamentos.”
Explicação: Há algo de errado com esse mandamento? Milhões no mundo precisam ouvir esse mandamento. Jesus disse em João 4:24: “Deus é Espírito, e aqueles que O adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”.
Todas as representações do Deus verdadeiro ou de falsas divindades com o propósito de adoração são proibidas. Uma imagem de ídolo degrada Deus e degrada o homem. O ciúme de Deus contra os falsos deuses não passa de um amor infinito que não permite rivalizar com o afeto do nosso coração.
3. Não tomarás o nome do Senhor em vão
Referência bíblica – Êxodo 20:7: “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não considerará inocente aquele que tomar o seu nome em vão”.
Explicação: O mundo avançou tanto que não precisamos mais desse mandamento? Todos os palavrões cessaram? Será que os homens – e as mulheres e as crianças também – deixaram de tomar o nome de Deus em vão? Será que eles finalmente aprenderam a honrar o santo nome de nosso Salvador?
Quantos milhões violam este mandamento todos os dias! E quantos fazem a mesma coisa com gírias comuns! Lembremo-nos do que Jesus disse a alguns faladores descuidados de Sua época.
Está registrado em Mateus 12:36, 37: “Mas eu vos digo que por toda palavra ociosa que os homens possam falar, eles darão conta dela no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras sereis justificados, e pelas tuas palavras sereis condenados”.
4. Santifique o Dia do Senhor
Referência bíblica – Êxodo 20:8-11: “Lembrai-vos do Dia do Senhor, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás todo o teu trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nela não farás trabalho: tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu gado, nem o teu estranho que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e descansou no sétimo dia. Portanto, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.”
Explicação: Parece que estamos sempre ocupados e precisamos de descanso físico e descanso espiritual. Precisamos do sábado ou Deus não o teria feito para nós. Jesus disse que foi “feito para o homem” e que Ele mesmo é o Senhor do sábado (Marcos 2:27, 28).
O sábado é o memorial de Sua obra criativa, e é também um teste da disposição do homem de reconhecer a primeira reivindicação de seu Criador para seu tempo. Onde quer que estejamos e quer consideremos o dia santo de Deus ou não, o mandamento ainda está lá. Você reconhece e observa isso em sua casa?
5. Honre seu pai e sua mãe
Referência bíblica – Êxodo 20:12: “Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias sejam longos sobre a terra que o Senhor, teu Deus, te dá”.
Explicação: Em Efésios 6:2, o apóstolo Paulo diz que este é “o primeiro mandamento com promessa” e Deus não voltará atrás em Sua promessa. Os filhos devem aos pais amor, obediência, respeito e ajuda.
Pense na felicidade que a obediência a esse mandamento traria a milhares de lares hoje! Então todo dia seria Dia das Mães e todo dia seria Dia dos Pais. Então, “honre seu pai e sua mãe”. A desobediência aos pais é um dos sinais ameaçadores dos últimos dias, de acordo com 2 Timóteo 3:1, 2.
6. Não matarás
Referência bíblica – Êxodo 20:13: “Não matarás”.
Explicação: Este é o mais curto de todos os mandamentos, tendo uma palavra a menos que o oitavo mandamento. (Nota: de acordo com a versão King James.) Deus proíbe o assassinato, a tomada ilegal da vida humana em vingança privada ou de outra forma.
Você sabe que há muitos milhares que quebraram este mandamento vivendo em liberdade neste país. E a julgar pelos registros passados, muitos milhares que morrerão nas mãos de outros.
O crime tornou-se uma enorme ameaça à civilização. Desde o primeiro gemido de Abel até a última oração no cadafalso, este mandamento vem trovejando no coração dos homens: “Não matarás”.
7. Não cometerás adultério
Referência bíblica – Êxodo 20:14: “Não cometerás adultério”.
Explicação: Precisamos de uma maior consideração pela santidade do lar hoje? Precisamos de obediência mais honesta aos votos de casamento? Precisamos de mais maridos e esposas fiéis uns aos outros? Qual é a resposta? Você sabe a resposta. É SIM! Mil vezes sim!
Em Lucas 17:30, nosso Salvador previu que uma condição moral semelhante à de Sodoma precederia Seu retorno a esta terra. Agora é a hora de cada lar cristão ser um exemplo de vida correta.
Lembre-se, você não pode escrever o PECADO em letras garrafais sem a lei de Deus. Este sétimo mandamento deve permanecer, ou nossa civilização cairá ao desconsiderá-lo. Provérbios 14:34 diz: “A justiça exalta uma nação, mas o pecado é uma reprovação para qualquer povo.”
8. Não roubarás
Referência bíblica – Êxodo 20:15: “Não roubarás”.
Explicação: De acordo com relatos da polícia e da imprensa, o mundo ainda precisa desse mandamento. As variedades de ladrões são quase infinitas, desde meros batedores de carteira e ladrões de bolsas, até homens que roubam casas de viúvas, educação dos filhos, bancos, indústrias e o bom nome de seus amigos.
Diante de toda essa desonestidade dos homens estão essas quatro palavras de Deus… “Não roubarás.”
9. Não darás falso testemunho
Referência bíblica – Êxodo 20:15: “Não darás falso testemunho contra o teu próximo”.
Explicação: Este mandamento proíbe o suborno e a falsificação e até mesmo a menor sugestão contrária à verdade. Proíbe a calúnia, a calúnia e a maledicência, e clama pela verdade e nada além da verdade.
Em Apocalipse 22:15, é-nos dito que “todo aquele que ama e pratica uma mentira” estará fora das portas da Nova Jerusalém, e em Apocalipse 21:27 “Mas de modo algum entrará nela nada que contamine, ou cause abominação ou mentira, mas apenas aqueles que estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro”.
10. Não cobiçarás
Referência bíblica – Êxodo 20:15: “Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem nada que seja do teu próximo.”
Explicação: Em Romanos 7:7, o apóstolo Paulo diz que ele não saberia o que era o pecado, a menos que a lei dissesse: “Não cobiçarás”. Os mandamentos de Deus apontam o pecado. Se Paulo precisava desse mandamento, nós também.
Por que você deve se importar?
A razão pela qual algumas pessoas se opõem aos Dez Mandamentos é que suas vidas estão fora de harmonia com a vontade de Deus expressa neles. Paulo diz em Romanos 7:12 que “o mandamento é santo, justo e bom”. E no versículo 14 ele diz que é espiritual.
Veja, nossas obrigações não são meramente para com uma lei, mas para com Aquele que promulgou essa lei. Deus é bom, por isso Seus mandamentos também são bons. O mal está em nós, não em Deus ou em Seus mandamentos.
Dez Mandamentos: Versão King James
A Lei de Deus, os Dez Mandamentos, é expressa em Êxodo 20:2-17 (KJV) com o seguinte:
“Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da escravidão.
1. Não terás outros deuses diante de mim.
2. Não te farás nenhuma imagem gravada, nem qualquer semelhança de qualquer coisa que esteja no céu acima, ou que esteja na terra embaixo, ou que esteja na água debaixo da terra. Não te curvarás a eles, nem os servirás, porque eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus ciumento, visitando a iniquidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam; E derramando misericórdia a milhares daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não o considerará inocente que tome o seu nome em vão.
4. Lembre-se do dia de sábado, para santificá-lo. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra: Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus: nele não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, teu servo, nem tua serva, nem teu gado, nem teu estrangeiro que está dentro de tuas portas; Porque em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, o mar, e tudo o que neles há, e descansou no sétimo dia: por isso o Senhor abençoou o dia de sábado, e o santificou.
5. Honra a teu pai e tua mãe: para que teus dias se longuem sobre a terra que o Senhor teu Deus te dá.
6. Não matarás.
7. Não cometerás adultério.
8. Não roubarás.
9. Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
10. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem qualquer coisa que seja do teu próximo.”