Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-auto-republish domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/11fbe6d1-baeb-4c61-b186-7ec7f887fbf9/bibliadabiblia.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
O que a Bíblia diz sobre fofoca? – Bíblia da Bíblia

O que a Bíblia diz sobre fofoca?

O que a Bíblia diz sobre boatos?

A palavra hebraica traduzida como “boato” no Antigo Testamento é definida como “alguém que revela segredos, alguém que anda espalhando intrigas ou difamando.” O boateiro é aquele que possui informações privilegiadas sobre as pessoas e, em seguida, revela essas informações para aqueles que não têm o direito de saber. O boato se diferencia do simples compartilhamento de informações de duas maneiras:

  1. Intenção: Os que espalham boatos geralmente têm como objetivo se exaltar, fazendo com que os outros pareçam ruins e se posicionando como repositórios de conhecimento.
  2. Tipo de informação compartilhada: Relatam as falhas e defeitos dos outros ou revelam detalhes potencialmente embaraçosos ou vergonhosos sobre a vida alheia sem o conhecimento ou aprovação dos envolvidos. Mesmo sem a intenção de prejudicar, isso já caracteriza boato.

No livro de Romanos, Paulo revela a natureza pecaminosa e a falta de lei na humanidade, afirmando como Deus derramou Sua ira sobre aqueles que rejeitaram Suas leis. Por terem se afastado da instrução e da orientação divina, Ele os entregou às suas naturezas pecaminosas. Entre os pecados listados estão os que espalham boatos e os difamadores (Romanos 1:29b-32). Esse trecho demonstra a gravidade do pecado do boato e como ele caracteriza os que estão sob a ira de Deus.

Outro grupo que, tanto na época quanto atualmente, é conhecido por se envolver em boatos é o das viúvas. Paulo adverte essas mulheres a evitarem o hábito de espalhar boatos e a prática da ociosidade. Elas são descritas como “fofoqueiras e intrometidas, dizendo coisas que não deveriam” (1 Timóteo 5:12-13). Como convivem de perto, passando muito tempo juntas nas casas e nos ambientes de trabalho, acabam por ouvir e presenciar situações que podem se tornar distorcidas, especialmente quando repetidas incessantemente. Paulo observa que as viúvas desenvolvem o hábito de ir de casa em casa, procurando algo para preencher sua ociosidade. Mãos ociosas são a oficina do diabo, e Deus alerta para que não permitamos que a ociosidade entre em nossas vidas. “Quem espalha boatos trai a confiança; por isso, evite um homem [ou mulher] que fala demais” (Provérbios 20:19).

Contudo, as mulheres não são as únicas responsáveis por espalhar boatos. Qualquer pessoa pode se envolver nessa prática simplesmente repetindo algo que foi ouvido em confidência. O livro de Provérbios possui diversos versículos que alertam sobre os perigos dos boatos e os danos que podem causar. “Um homem sem juízo escarnece do seu próximo, mas o de entendimento contém a sua língua. Quem espalha boatos trai a confiança, mas o homem de confiança guarda um segredo” (Provérbios 11:12-13).

A Bíblia também nos ensina que “o homem perverso instiga a discórdia, e quem espalha boatos separa os amigos mais íntimos” (Provérbios 16:28). Inúmeras amizades foram devastadas por mal-entendidos originados de boatos. Aqueles que se dedicam a esse comportamento só causam problemas, propagando raiva, amargura e dor entre amigos. Infelizmente, há pessoas que se alimentam desse ambiente e procuram oportunidades para destruir a vida dos outros. Quando confrontados, negam as acusações, oferecendo desculpas e racionalizações, em vez de reconhecer seus erros, culpando terceiros ou minimizando a gravidade do pecado. “A boca do tolo é a sua ruína, e seus lábios, uma armadilha para sua alma. As palavras do boateiro são como iguarias escolhidas; elas descem até as partes mais íntimas de um homem” (Provérbios 18:7-8).

Aqueles que cuidam de suas palavras se protegem de calamidades (Provérbios 21:23). Portanto, é necessário que guardemos nossas bocas e nos abstenhamos do pecado de espalhar boatos. Se entregarmos nossos desejos naturais ao Senhor, Ele nos auxiliará a manter a retidão. Que possamos seguir o ensinamento bíblico, mantendo nossas bocas fechadas, a não ser que seja necessário e apropriado falar.

Deixe um comentário