O que a Bíblia diz sobre prostituição? Deus perdoará uma prostituta?

Pergunta

O que a Bíblia diz sobre prostituição? Deus perdoará uma prostituta?

Resposta

A prostituição é frequentemente chamada de “a profissão mais antiga”. De fato, sempre foi uma maneira comum para as mulheres ganharem a vida, inclusive nos tempos bíblicos. A Bíblia nos ensina que a prostituição é imoral. Por exemplo, em Provérbios 23:27-28 lemos: “Porque a prostituta é uma cova profunda e a mulher adúltera uma cova apertada. Como um ladrão, ela se espreita e multiplica a infidelidade dos homens.”

Deus proíbe o envolvimento com prostitutas porque sabe que isso é prejudicial tanto para homens quanto para mulheres. Em Provérbios 5:3-5 (NKJV) está escrito: “Pois os lábios de uma mulher infiel destilam mel, e a sua boca é mais suave que o azeite; mas no final ela é amarga como absinto, aguda como uma espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte, e os seus passos lançam mão do inferno.”

A prostituição não apenas destrói casamentos, famílias e vidas, mas também corrói o espírito e a alma, conduzindo à morte física e espiritual. O desejo de Deus é que permaneçamos puros e usemos nossos corpos como instrumentos para a Sua glória, conforme ensinamos em Romanos 6:13. Em 1 Coríntios 6:13, também aprendemos que “o corpo não é para a imoralidade sexual, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.”

Embora a prostituição seja pecaminosa, as prostitutas não estão fora do alcance do perdão de Deus. A Bíblia relata o uso de uma prostituta, Rahab, para o cumprimento dos propósitos divinos. Graças à sua obediência, ela e sua família foram recompensadas e abençoadas, conforme registrado em Josué 2:1 e Josué 6:17-25.

No Novo Testamento, encontramos o relato de uma mulher conhecida por seus pecados sexuais que, antes de ter seus pecados perdoados e ser purificada por Jesus, teve a oportunidade de servi-Lo enquanto Ele visitava a casa de um fariseu. Reconhecendo Cristo pelo que Ele era, a mulher levou uma garrafa de perfume caro, chorou em arrependimento e derramou o perfume sobre os pés de Jesus, enxugando-os com seus cabelos. Quando os fariseus criticaram Jesus por aceitar esse ato de amor de uma mulher considerada “imoral”, Ele os repreendeu e acolheu o gesto de adoração dela. Por causa de sua fé, Cristo perdoou todos os seus pecados e ela foi recebida no Seu reino, como descrito em Lucas 7:36-50.

Ao se dirigir àqueles que se recusavam a crer na verdade sobre Ele, Jesus Cristo afirmou: “Digo a verdade: os publicanos e as prostitutas entrarão antes de vocês no reino de Deus. Pois João veio mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele; mas os publicanos e as prostitutas creram. E mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele” (Mateus 21:31-32).

Assim como qualquer outra pessoa, as prostitutas têm a oportunidade de receber a salvação e a vida eterna de Deus, sendo purificadas de toda injustiça e recebendo uma vida completamente nova. Tudo o que precisam fazer é abandonar seu estilo de vida pecaminoso e voltar-se para o Deus vivo, cuja graça e misericórdia são infinitas. Conforme ensina 2 Coríntios 5:17: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!”

Deixe um comentário