O que é salvação? Qual a doutrina cristã da salvação?
Pergunta
Resposta
A salvação é a libertação de perigos ou sofrimentos. Salvar significa livrar ou proteger, carregando a ideia de vitória, saúde ou preservação. Às vezes, a Bíblia utiliza os termos salvo ou salvação para se referir à libertação temporal e física, como a libertação de Paulo da prisão (Filipenses 1:19).
Muitas vezes, porém, o termo salvação se refere à libertação eterna e espiritual. Quando Paulo falou ao carcereiro de Filipos sobre o que ele deveria fazer para ser salvo, estava se referindo ao destino eterno do homem (Atos 16:30-31). Jesus equiparou ser salvo a entrar no reino de Deus (Mateus 19:24-25).
De que somos salvos? Na doutrina cristã da salvação, somos salvos da ira, ou seja, do julgamento de Deus sobre o pecado (Romanos 5:9; 1 Tessalonicenses 5:9). Nosso pecado nos separa de Deus, sendo a consequência do pecado a morte (Romanos 6:23). A salvação bíblica refere-se à nossa libertação tanto do poder quanto da penalidade do pecado, implicando na remoção do pecado.
Quem realiza a salvação? Somente Deus pode remover o pecado e nos livrar de sua penalidade (2 Timóteo 1:9; Tito 3:5).
Como Deus salva? Na doutrina cristã da salvação, Deus nos resgatou por meio de Jesus Cristo (João 3:17). Foi a morte de Jesus na cruz e sua ressurreição que efetivaram nossa salvação (Romanos 5:10; Efésios 1:7). As Escrituras deixam claro que a salvação é um dom gracioso e imerecido, disponível somente através da fé em Jesus Cristo (Efésios 2:5, 8; Atos 4:12).
Como recebemos a salvação? Somos salvos pela fé. Primeiro, é necessário ouvir o evangelho — a boa nova da morte e ressurreição de Jesus (Efésios 1:13). Em seguida, devemos acreditar, confiando plenamente no Senhor Jesus (Romanos 1:16). Esse processo envolve o arrependimento — uma mudança de mente sobre o pecado e sobre Cristo (Atos 3:19) — e invocar o nome do Senhor (Romanos 10:9-10, 13).
Uma definição da doutrina cristã da salvação é: “a libertação, pela graça de Deus, do castigo eterno pelo pecado, concedida àqueles que aceitam pela fé as condições de arrependimento e fé no Senhor Jesus.” A salvação está disponível somente em Jesus e depende exclusivamente de Deus para sua provisão e segurança.