O que é soteriologia?

Pergunta

Resposta

A soteriologia é o estudo da doutrina da salvação. Ela analisa como a morte de Cristo assegura a salvação daqueles que creem, ajudando-nos a compreender as doutrinas de redenção, justificação, santificação, propiciação e expiação substitutória. Algumas questões comuns ao estudar soteriologia são:

  • Uma vez salvo, sempre salvo?
    Talvez o medo mais angustiante de alguns crentes seja a possibilidade de, por alguma ação, perdermos a nossa salvação. Entretanto, a Bíblia deixa claro o caráter eterno da nossa salvação e como somos preservados por Aquele que nos comprou com Seu sangue.
  • A salvação é somente pela fé ou pela fé acompanhada de obras?
    Será que somos salvos apenas por crer em Jesus ou precisamos, além de crer, realizar determinadas ações?
  • O batismo é necessário para a salvação? O que é a regeneração batismal?
    A regeneração batismal é a crença de que a pessoa precisa ser batizada para ser salva. Embora o batismo seja um passo importante de obediência para o cristão, a Bíblia é clara ao afirmar que ele não é um requisito para a salvação.
  • O que significa arrependimento e ele é necessário para a salvação?
    O arrependimento, segundo a Bíblia, é mudar de ideia a respeito de Jesus Cristo e voltar-se para Deus pela fé na salvação (Atos 3:19). Embora abandonar o pecado não seja a definição completa de arrependimento, é um dos resultados do verdadeiro arrependimento fundamentado na fé em direção ao Senhor Jesus Cristo.
  • O que significa ser um cristão nascido de novo?
    A expressão “nascido de novo” significa literalmente “nascido lá de cima”. Trata-se de um ato de Deus pelo qual a vida eterna é concedida àquele que crê, representando uma transformação espiritual.

Além da cristologia, a soteriologia é a área em que o Cristianismo mais se diferencia dos cultos e outras religiões do mundo. Compreender a soteriologia bíblica nos ajuda a entender por que a salvação é somente pela graça (Efésios 2:8-9), somente pela fé e somente em Jesus Cristo. Nenhuma outra religião baseia a salvação unicamente na fé. Esse entendimento claro de nossa salvação traz uma “paz que excede todo entendimento” (Filipenses 4:7), pois nos permite saber que Aquele que jamais falha é o meio pelo qual fomos salvos e permanecemos seguros em nossa salvação. Se fôssemos responsáveis por nos salvar e preservar nossa salvação, certamente fracassaríamos. Graças a Deus que esse não é o caso!

Tito 3:5-8 resume de forma poderosa a soteriologia: “Ele nos salvou, não por causa das coisas justas que fizemos, mas por causa de Sua misericórdia. Ele nos salvou por meio do lavar da regeneração e da renovação pelo Espírito Santo, que Ele derramou generosamente sobre nós por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, tendo sido justificados por Sua graça, possamos nos tornar herdeiros da esperança da vida eterna.”

Deixe um comentário