O que são santos cristãos segundo a Bíblia?

Quem são os santos cristãos de acordo com a Bíblia?

A palavra “santo” vem do grego hagios, que significa “consagrado a Deus, santo, sagrado, piedoso”. Esse termo é quase sempre usado no plural, “santos”. Por exemplo, temos: “… Senhor, ouvi de muitos sobre este homem, a quantidade de mal que fez aos Teus santos em Jerusalém” (Atos 9:13); “Enquanto Pedro viajava por todas aquelas regiões, ele desceu também aos santos que viviam em Lida” (Atos 9:32); “E foi exatamente isso que fiz em Jerusalém; não só detive muitos dos santos em prisões…” (Atos 26:10). Há apenas um caso de uso no singular, e esse é: “Saúdem cada santo em Cristo Jesus…” (Filipenses 4:21). Nas Escrituras, há 67 ocorrências do plural “santos” em comparação a apenas uma do singular – mesmo nesse caso, há uma ideia de plural implícita: “…todo santo…” (Filipenses 4:21).

A ideia de “santos” refere-se a um grupo de pessoas separadas para o Senhor e para o Seu reino. Três passagens ressaltam o caráter piedoso dos santos: “para que os recebas no Senhor de maneira digna dos santos…” (Romanos 16:2); “para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo” (Efésios 4:12); “porém, imoralidade ou qualquer impureza ou ganância nem mesmo deve ser mencionada entre vocês, como convém aos santos” (Efésios 5:3).

Assim, do ponto de vista bíblico, os “santos” são o corpo de Cristo, os cristãos, a igreja. Todos os cristãos são considerados santos, por causa de sua conexão com Jesus Cristo, e, ao mesmo tempo, são chamados a viver de forma a refletir essa posição. Em 1 Coríntios 1:2, a Bíblia afirma: “À igreja de Deus em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos…”.

Como o entendimento católico romano sobre os “santos” se compara ao ensinamento bíblico? De forma bem diferente. Na teologia católica, os santos estão no céu e uma pessoa só se torna santa após ser “beatificada” ou “canonizada” pelo Papa ou por um bispo de destaque. Já na Bíblia, todo aquele que recebeu Jesus Cristo pela fé é santo. Na prática católica, os santos são venerados, a eles se reza e, em alguns casos, são adorados; enquanto na Bíblia, os santos são chamados a venerar, adorar e orar somente a Deus.

Deixe um comentário