Buscar o Senhor significa buscar a Sua presença. “Presença” é uma tradução comum da palavra hebraica “rosto”. Literalmente, devemos buscar a sua “cara”. Mas esta é a maneira hebraica de ter acesso a Deus. Estar diante de seu rosto é estar em sua presença.
Mas seus filhos não estão sempre em sua presença? Sim e não. Sim em dois sentidos: primeiro, no sentido de que Deus é onipresente e, portanto, sempre perto de tudo e de todos. Ele tem tudo em ser. Seu poder está sempre presente em sustentar e governar todas as coisas.
E segundo, sim, ele está sempre presente com seus filhos no sentido de seu compromisso de aliança de sempre estar ao nosso lado e trabalhar por nós e transformar tudo para o nosso bem. “Eis que estou sempre convosco, até o fim dos tempos” (Mateus 28:20).
Quando Ele Não Está Conosco
Mas há um sentido em que a presença de Deus não está conosco sempre. Por esta razão, a Bíblia repetidamente nos chama a “buscar o Senhor… buscai continuamente a sua presença” (Salmo 105:4). A presença manifesta, consciente e confiável de Deus não é nossa experiência constante. Há épocas em que nos tornamos negligentes com Deus e não lhe damos nenhum pensamento e não depositamos confiança nele e o encontramos “não manifesto” – isto é, não percebido como grande, belo e valioso aos olhos de nossos corações.
Seu rosto – o brilho de seu caráter pessoal – está escondido atrás da cortina de nossos desejos carnais. Essa condição está sempre pronta para nos ultrapassar. É por isso que nos dizem para “buscar sua presença continuamente“. Deus nos chama a desfrutar da consciência contínua de sua suprema grandeza, beleza e valor.
O que significa buscar
Isso acontece por meio da “busca”. Busca contínua. Mas o que isso significa na prática? Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento dizem que é um “ajuste da mente e do coração” em Deus. É a fixação ou foco consciente da atenção de nossa mente e do afeto de nosso coração em Deus.
Agora defina sua mente e seu coração para buscar o Senhor, seu Deus. (1 Crônicas 22:19)
Se então você foi ressuscitado com Cristo, busque as coisas que estão acima, onde Cristo está, sentado à direita de Deus. Fixe suas mentes nas coisas que estão acima, não nas coisas que estão na terra. (Colossenses 3:1–2)
Uma escolha consciente
Essa configuração da mente é o oposto da inclinação mental. É uma escolha consciente de direcionar o coração para Deus. É isso que Paulo ora pela igreja: “Que o Senhor direcione seus corações para o amor de Deus e para a firmeza de Cristo” (2 Tessalonicenses 3:5). É um esforço consciente da nossa parte. Mas esse esforço para buscar a Deus é um dom de Deus.
Não fazemos esse esforço mental e emocional para buscar a Deus porque Ele está perdido. É por isso que buscaríamos uma moeda ou uma ovelha. Mas Deus não está perdido. No entanto, há sempre algo através do qual ou em torno do qual devemos ir ao seu encontro conscientemente. Isso é passar ou dar a volta é o que se busca. Muitas vezes ele está escondido. Velado. Temos de passar por mediadores e contornar obstáculos.
“Deus nos chama a desfrutar da consciência contínua de sua suprema grandeza, beleza e valor.”
Os céus estão dizendo a glória de Deus. Então podemos procurá-lo através disso. Ele se revela em sua palavra. Então podemos procurá-lo através disso. Ele se mostra para nós nas evidências da graça em outras pessoas. Então podemos procurá-lo através disso. A busca é o esforço consciente de chegar através dos meios naturais ao próprio Deus – para constantemente colocar nossas mentes em direção a Deus em todas as nossas experiências, para direcionar nossas mentes e corações para Ele por meio de Sua revelação. Isto é o que buscar a Deus significa.
Obstáculos a serem evitados
E há obstáculos infinitos que devemos contornar para vê-lo claramente e para que possamos estar à luz de sua presença. Devemos fugir de atividades espiritualmente embotadoras. Temos de fugir deles e contorná-los. Estão bloqueando o nosso caminho.
Sabemos o que nos torna vitalmente sensíveis às aparições de Deus no mundo e na palavra. E sabemos o que nos entorpece e cega e nos faz nem querer procurá-lo. Essas coisas nós devemos nos afastar e dar a volta se quisermos ver a Deus. É isso que a busca a Deus envolve.
E quando direcionamos nossas mentes e corações para Deus em todas as nossas experiências, clamamos a Ele. Isso também é o que significa procurá-lo.
Buscai o Senhor enquanto ele pode ser encontrado; invoque-o enquanto ele está perto. (Isaías 55:6)
Se você buscar a Deus e suplicar misericórdia ao Todo-Poderoso… (Jó 8:5)
Buscar envolve chamar e suplicar. “Ó Senhor, abre os meus olhos. Ó Senhor, puxa a cortina da minha própria cegueira. Senhor, tende piedade e revelai-vos. Desejo ver o seu rosto.”
Humildade Essencial
O grande obstáculo para buscar o Senhor é o orgulho. “No orgulho do seu rosto o ímpio não o busca” (Salmo 10:4). Portanto, a humildade é essencial para buscar o Senhor.
A grande promessa aos que buscam o Senhor é que Ele será encontrado. “Se o procurardes, ele será encontrado por vós” (1 Crônicas 28:9). E quando ele é encontrado, há uma grande recompensa. “Quem quer que se aproxime de Deus deve crer que Ele existe e que recompensa os que o buscam” (Hebreus 11:6). O próprio Deus é a nossa maior recompensa. E quando o temos, temos tudo. Portanto, “Buscai o Senhor e a sua força; buscai a sua presença continuamente!” (Salmos 105:4).