O que significa que a Bíblia é inspirada por Deus?
Em 2 Timóteo 3:16, Paulo afirma: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir e educar na justiça.” Esta é a única ocasião na Bíblia em que a palavra grega theopneustos é utilizada – significando “inspirada por Deus, dada por Deus, em virtude da inspiração divina” – mas outras passagens também confirmam o princípio de que as Escrituras são inspiradas por Deus.
O poder do sopro de Deus na inspiração divina permeia a Palavra. Deus soprou “o sopro da vida” em Adão (Gênesis 2:7) e Jesus “soprou sobre eles, dizendo: ‘Recebam o Espírito Santo’” (João 20:22). Em 2 Pedro 1:21, aprendemos que “a profecia nunca foi produzida por vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, sendo levados pelo Espírito Santo.” Aqui, vemos as verdades contidas nas Escrituras originando-se diretamente de Deus e não da vontade dos escritores que as registraram.
Pedro destaca que Paulo escrevia “com a sabedoria que Deus lhe concedeu” e adverte que negligenciar essas mensagens coloca os leitores em risco (2 Pedro 3:15–16). A Escritura vem do Espírito Santo, que a comunica “em palavras ensinadas pelo Espírito, expressando verdades espirituais em termos espirituais” (1 Coríntios 2:13). De fato, os crentes bereanos utilizaram fielmente a Palavra inspirada de Deus para verificar a fidelidade de Paulo à Escritura, “examinando as Escrituras diariamente para ver se o que ele dizia era verdadeiro” (Atos 17:11).
A fé é central para que alguém reconheça a validade e o valor da Palavra inspirada de Deus, pois “o homem sem o Espírito não aceita as coisas que provêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2:14). O “homem espiritual” é aquele que recebeu o dom da fé (Efésios 2:8–9) para a salvação de sua alma. Hebreus 11:1 nos ensina que “a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” Existe uma retidão no evangelho revelada por Deus nas Escrituras, mas nossa justiça vem e se sustenta somente por meio da fé, como diz: “o justo viverá pela fé” (Romanos 1:17).
Embora 2 Timóteo 3:16 seja a única passagem em que a expressão “inspirada por Deus” é utilizada para descrever a Palavra, as Escrituras estão repletas de afirmações semelhantes. São, de fato, as palavras de Deus nos lembrando que Sua verdade e amor estão presentes para nos guiar em todos os aspectos da vida. Talvez Tiago resuma perfeitamente a natureza das Escrituras – e de muitas outras coisas – ao declarar: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes celestiais, que não muda, como sombras que se alternam” (Tiago 1:17).






