O que significa que Deus é infinito?
Deus ser infinito significa que Ele existe fora do tempo e do espaço, não estando limitado por nenhum desses elementos. “Infinito” quer dizer “sem limites”. Ao nos referirmos a Deus como infinito, geralmente usamos conceitos como onisciência, onipotência e onipresença.
Onisciência
A onisciência significa que Deus é todo-conhecedor, possuindo um conhecimento ilimitado. Seu conhecimento infinito o qualifica como soberano governante e juiz sobre todas as coisas. Deus não só sabe tudo o que acontecerá, como também conhece todas as possibilidades. Nada o surpreende, e nenhum pecado pode ser escondido d’Ele. Diversos versículos bíblicos revelam esse aspecto de Sua natureza, como 1 João 3:20, que afirma: “…Deus é maior do que o nosso coração, e sabe todas as coisas.”
Onipotência
A onipotência significa que Deus é todo-poderoso, possuindo um poder ilimitado. Esse atributo é fundamental, pois demonstra a capacidade de Deus de realizar Sua vontade soberana. Sendo onipotente, nada pode impedir que Sua vontade se concretize, nem frustrar o cumprimento de Seus propósitos. A Bíblia apresenta muitos versículos que evidenciam essa característica, como o Salmo 115:3, que diz: “Mas o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe agrada.” Em resposta à pergunta “Então, quem pode ser salvo?” (Mateus 19:25), Jesus afirmou: “Com os homens isso é impossível, mas com Deus tudo é possível” (Mateus 19:26).
Onipresença
A onipresença revela que Deus está sempre presente, sem que haja lugar algum para escapar de Sua presença. Não limitado pelo tempo ou pelo espaço, Ele está presente em cada momento e em cada local. Essa presença infinita confirma a eternidade de Deus, que sempre existiu e sempre existirá. Mesmo antes do tempo, do mundo ou da matéria, Deus já existia; não há início nem fim para Sua existência. O Salmo 139:7-10 ilustra essa realidade: “Para onde me poderia escapar do teu Espírito? Para onde me poderia fugir da tua presença? Se eu subir até o céu, lá estás; se fizer no Sheol a minha cama, também aí estás. Se eu tomar as asas da alvorada e for morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão me guiará, e a tua destra me susterá.”
Transcendência
Sendo infinito, Deus também é transcendente, ou seja, Ele está muito acima da criação, sendo maior e independente dela. Isso significa que Deus está tão além de nossa compreensão que, se Ele não se revelasse, jamais poderíamos entender Sua natureza. Felizmente, Ele se fez conhecer por meio da revelação geral – através da criação e de nossa consciência – e por meio da revelação especial, que nos veio na forma da Palavra escrita e da Palavra viva, Jesus Cristo. Assim, mesmo sendo nós seres finitos, podemos conhecê-Lo, reconciliar-nos com Ele e aprender como viver de acordo com a Sua vontade.