Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-auto-republish domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/11fbe6d1-baeb-4c61-b186-7ec7f887fbf9/bibliadabiblia.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
O que significa que Jesus seja o filho de Davi? – Bíblia da Bíblia

O que significa que Jesus seja o filho de Davi?

O que significa que Jesus é filho de Davi?

Dezessete versículos do Novo Testamento descrevem Jesus como “filho de Davi”. Mas surge a dúvida: como Jesus poderia ser filho de Davi se este viveu aproximadamente 1.000 anos antes dele? A resposta é que Cristo (o Messias) cumpriu a profecia da descendência de Davi (2 Samuel 7:12–16). Jesus é o Messias prometido, o que significa que Ele precisava pertencer à linhagem de Davi. Mateus 1 apresenta a prova genealógica de que Jesus, em Sua humanidade, era descendente direto de Abraão e de Davi por meio de José, seu pai legal. A genealogia em Lucas 3 traça a linhagem de Jesus através de Sua mãe, Maria. Assim, Jesus é descendente de Davi por adoção, por meio de José, e por sangue, através de Maria. “Quanto à sua vida terrena, [Cristo Jesus] era descendente de Davi” (Romanos 1:3).

O título “Filho de Davi” vai além de uma simples referência à genealogia física; trata-se de um título messiânico. Quando as pessoas se referiam a Jesus como Filho de Davi, elas proclamavam que Ele era o Libertador tão esperado, o cumprimento das profecias do Antigo Testamento.

Jesus foi chamado de “Senhor, filho de Davi” diversas vezes por aqueles que, movidos pela fé, buscavam misericórdia ou cura. A mulher, cuja filha era atormentada por um demônio (Mateus 15:22), e os dois cegos à beira da estrada (Mateus 20:30) clamaram pelo Filho de Davi em busca de socorro. Ao chamá-Lo de “Senhor”, expressavam o reconhecimento de Sua divindade, domínio e poder; e ao designá-Lo como “Filho de Davi”, demonstravam sua convicção de que Ele era o Messias.

Os fariseus compreendiam perfeitamente o significado de se chamar Jesus de “Filho de Davi”. Contudo, ao contrário daqueles que clamavam com fé, os fariseus estavam tão imersos em seu próprio orgulho que não conseguiam ver o que os humildes crentes enxergavam – o Messias por quem esperavam durante toda a vida. Eles repudiavam Jesus porque Ele não lhes concedia a honra que acreditavam merecer e, ao ouvirem a proclamação de Jesus como Salvador, enfureceram-se (Mateus 21:15) a ponto de conspirar contra Ele (Lucas 19:47).

Jesus surpreendeu ainda mais os escribas e fariseus ao pedir que explicassem o significado desse título: como poderia o Messias ser filho de Davi quando o próprio Davi se refere a Ele como “meu Senhor” (Marcos 12:35–37; cf. Salmos 110:1)? Os mestres da Lei não conseguiram responder à pergunta. Com isso, Jesus expôs a inépcia dos líderes judeus como ensinadores e sua ignorância acerca do que o Antigo Testamento ensinava sobre a verdadeira natureza do Messias, afastando-os ainda mais d’Ele.

O ponto de Jesus ao formular essa questão em Marcos 12:35 foi demonstrar que o Messias é mais do que um mero descendente físico de Davi. Se Ele é Senhor de Davi, deve ser maior do que Davi. Como Jesus afirma em Apocalipse 22:16, “Eu sou a Raiz e a Descendência de Davi”. Em outras palavras, Ele é tanto o Criador de Davi quanto seu descendente. Somente o Filho de Deus encarnado poderia afirmar isso.

Deixe um comentário