Pergunta: Por que Deus nos criou? Por que estamos aqui?
Resposta
A resposta curta para a pergunta “por que Deus nos criou?” é “pelo Seu prazer.” Conforme Revelação 4:11 afirma, “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber glória, honra e poder, pois criaste todas as coisas, e por Tua vontade elas foram criadas e têm existência.” Da mesma forma, Colossenses 1:16 reforça a ideia de que “todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele.” Ser criado para o prazer de Deus não significa que a humanidade foi feita para entretê-Lo ou para lhe proporcionar diversão. Deus é um Ser criativo, e criar lhe dá prazer. Além disso, como um Ser pessoal, Ele se agrada de ter outros seres com quem possa manter um relacionamento genuíno.

Sendo feitos à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27), os seres humanos têm a capacidade de conhecê-Lo, amá-Lo, adorá-Lo, servi-Lo e ter comunhão com Ele. Deus não criou os seres humanos por necessidade, pois, como o próprio Deus, Ele nada necessita. Em toda a eternidade passada, jamais experimentou solidão, não estando, portanto, à procura de um “amigo”. Ele nos ama, mas isso não quer dizer que Precisava de nós. Se nunca tivéssemos existido, Deus continuaria sendo Deus – o Imutável (Malaquias 3:6). O EU SOU (Êxodo 3:14) jamais se sentiu insatisfeito com Sua existência eterna. Quando criou o universo, Deus fez o que Lhe agradava e, sendo perfeito, Sua ação foi perfeita. “E viu Deus que era muito bom” (Gênesis 1:31).
Além disso, Deus não criou “pares” ou seres iguais a Si mesmo. Lógica e teoricamente, Ele não poderia criar outro ser com o mesmo poder, inteligência e perfeição, pois isso implicaria a existência de dois deuses – o que seria uma impossibilidade. Conforme ensina Deuteronômio 4:35, “O SENHOR é Deus; não há outro além d’Ele.” Tudo o que Deus cria é, por necessidade, inferior a Ele – o que foi feito jamais poderá ser maior ou tão grandioso quanto Aquele que o criou.
Reconhecendo a completa soberania e santidade de Deus, é realmente impressionante que Ele tenha tomado o homem e o coroado “com glória e honra” (Salmo 8:5), chegando a se dignar a nos chamar de “amigos” (João 15:14-15). Por que Deus nos criou? Ele nos criou para o Seu prazer e para que nós, como Sua criação, experimentássemos o prazer de conhecê-Lo.






