Por que Deus permite defeitos congênitos?

Por que Deus permite defeitos congênitos?

Pergunta: Por que Deus permite que pessoas nasçam com graves defeitos congênitos e/ou deformidades?

A resposta mais fundamental para essa difícil questão é que, quando Adão e Eva pecaram (Gênesis capítulo 3), trouxeram o mal, a doença, as enfermidades e a morte para o mundo. O pecado tem causado estragos na raça humana desde então. Os defeitos congênitos ocorrem por causa do pecado – não por causa dos pecados cometidos pelos pais ou pela criança, mas por causa do próprio pecado. A parte difícil da questão é entender por que Deus permite que situações tão terríveis aconteçam.

O livro de Jó aborda justamente a dificuldade de compreender por que Deus permite certos acontecimentos. Deus autorizou Satanás a agir contra Jó, com exceção de tirá-lo da vida. Qual foi a reação de Jó? “Ainda que Ele me mate, nele esperarei” (Jó 13:15). “O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21). Mesmo sem entender completamente as razões de Deus, Jó confiava Nele, pois sabia que Deus é bom. Essa confiança também deve ser a nossa postura diante dos desafios que não conseguimos compreender. Como ensina Provérbios, “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; em todos os seus caminhos, reconheça-o, e ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3:5-6).

Em última análise, a resposta para essa pergunta tem que ser “Eu não sei.” Jamais compreenderemos plenamente Deus e os Seus caminhos. O que nos resta é confiar que Ele é amoroso, bom e misericordioso – assim como Jó fez – mesmo quando as evidências parecem sugerir o contrário. A doença e outras aflições são consequências do pecado, e Deus providenciou a “cura” para esse mal ao enviar Jesus Cristo para morrer por nós (Romanos 5:8). Quando estivermos no céu, estaremos livres de doenças, enfermidades e da morte. Até lá, precisaremos conviver com o pecado, seus efeitos e consequências.

Mesmo diante de tragédias como os defeitos congênitos, podemos louvá-Lo, pois Ele pode e usará essas situações para o nosso bem e para a Sua glória. Em João 9:2-3 lemos: “Os discípulos lhe perguntaram: ‘Rabbi, quem pecou, este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?’ Ele respondeu: ‘Nem este homem pecou, nem seus pais, mas para que se manifestem nele as obras de Deus.’”

Deixe um comentário