Qual é a oração de Jabez?

O que é a Oração de Jabez?

A oração de Jabez é encontrada numa nota histórica dentro de uma genealogia: “Jabez foi mais honroso que seus irmãos. Sua mãe o nomeou Jabez, dizendo: ‘Dei à luz este filho com dor.’ Jabez clamou ao Deus de Israel: ‘Ah, se me abençoasses e alargasses o meu território! Esteja Tua mão sobre mim e protege-me do mal, para que eu não sofra dor.’ E Deus atendeu ao seu pedido” (1 Crônicas 4:9–10).

Sabe-se pouco sobre Jabez, além de ser um descendente de Judá, um homem honrado, e de ter recebido o nome “Jabez” (que significa “dor” ou “portador de dor”) devido ao parto difícil. Em sua oração, Jabez clama a Deus por proteção e bênção. Com um jogo de palavras, o “homem da tristeza” pede ao Deus de Israel que o livre da própria tristeza que seu nome evocava e prenunciava.

A oração em 1 Crônicas 4:10 contém um pedido urgente por quatro aspectos:

  • Bênção de Deus: Jabez reconhece que o Deus de Israel é a fonte de toda bênção e implora por Sua graça, alinhando seu pedido à promessa feita a Abraão e seus descendentes (Gênesis 22:17).
  • Ampliação do território: Jabez ora por vitória e prosperidade em todas as suas empreitadas, desejando que sua vida seja marcada por crescimento e aumento.
  • Presença da mão de Deus: Ele pede que a orientação e a força de Deus estejam presentes em seu dia a dia.
  • Proteção contra o mal: Assim como Jesus ensinou a seus discípulos a orar “Pai nosso, que estás nos céus… livra-nos do mal” (Mateus 6:9, 6:13), Jabez confia em Deus para ser seu defensor.

O objetivo de Jabez com essa oração era viver livre da tristeza, e o relato final sobre ele é que Deus ouviu e atendeu seu pedido. Assim como a humilde oração de Salomão por sabedoria (1 Reis 3:5–14), a devota súplica de Jabez por bênção foi respondida, fazendo com que os benefícios que ele desfrutou superassem a dor de seu nome.

A oração de Jabez é um exemplo claro de como devemos dar prioridade à oração em nossas vidas. Devemos sempre recorrer a Deus em momentos de necessidade, apresentando nossos pedidos diante do trono de graça (Hebreus 4:16). Assim como as orações de Ana, Jonas, Ezequias, Paulo e a oração modelo ensinada por nosso Senhor (Mateus 6:9–13), a oração de Jabez demonstra a postura de um filho de Deus que se aproxima da Majestade Suprema com humildade, fé e confiança na bondade divina.

Deixe um comentário