Qual é o significado da Parábola do Servo Incompassivo?

Qual é o significado da Parábola do Servo Incompassivo?

Pergunta

A Parábola do Servo Incompassivo é encontrada apenas em um trecho dos Evangelhos, onde Jesus ensina Seus discípulos sobre o Reino dos Céus. Originalmente, um dos discípulos perguntou quantas vezes uma pessoa deveria perdoar – “até sete vezes?” – e Jesus respondeu que não era sete, mas setenta vezes sete. Esse ensinamento traz princípios fundamentais que podem ser aplicados em nossas vidas.

Resposta

Na parábola, um servo que teve sua enorme dívida perdoada – equivalente a uma soma imensa – se recusa a perdoar outro servo que lhe devia uma quantia muito pequena, equivalente a um dia de trabalho. O princípio aqui é: “aquele a quem muito foi perdoado, muito também deverá perdoar”. Em outras palavras, o perdão deve ser ilimitado, pois assim como recebemos a graça de Deus de forma abundante, também devemos conceder o mesmo aos outros.

Jesus apresenta, nessa lição, uma ideia fundamental para os crentes, que também pode ser encontrada em outros ensinamentos bíblicos, onde somos exortados a tratar uns aos outros com gentileza, compaixão e perdão – refletindo o perdão que recebemos de Deus. Assim, ao perdoarmos, não o fazemos por uma simples contagem de vezes, mas com um coração grato, cientes de que fomos perdoados de maneira completa.

Portanto, na Parábola do Servo Incompassivo, o ensinamento é claro: assim como o primeiro servo teve tudo perdoado e, por isso, devia perdoar totalmente, nós, como filhos de Deus, temos todos os nossos pecados perdoados por meio de Cristo. Dessa forma, quando alguém nos ofende, devemos estar dispostos a perdoar de coração, reconhecendo sempre a imensidão da graça que nos foi concedida.

Deixe um comentário