Qual foi a duração do ministério de Jesus?
De acordo com Lucas 3:1, João Batista iniciou seu ministério no décimo quinto ano do governo de Tibério César. Tibério foi nomeado imperador em 14 d.C., e “no décimo quinto ano” corresponderia a 28 ou 29 d.C. Jesus começou Seu ministério logo em seguida, por volta de 29 d.C. Quanto ao fim de Seu ministério, sabe-se que ele culminou com a crucificação, ressurreição e ascensão.
Segundo o Evangelho de João, Jesus participou de pelo menos três festas anuais da Páscoa durante Seu ministério: uma em João 2:13, outra em João 6:4 e, finalmente, a Páscoa de Sua crucificação em João 11:55–57. Com base nessas informações, o ministério de Jesus teve duração de, no mínimo, 2 anos.
Entretanto, devido à quantidade de feitos e aos lugares que Jesus percorreu durante Seu ministério, muitos estudiosos acreditam que houve outra celebração da Páscoa – não mencionada nos Evangelhos – ocorrida entre as passagens registradas em João 2 e João 6, o que estenderia o ministério de Jesus para, pelo menos, 3 anos.
Além disso, é preciso considerar o período anterior à primeira Páscoa mencionada em João 2. Na primavera de 30, quando ocorreu essa primeira celebração, Jesus já havia transitado pela região do Jordão, Cana, Cafarnaum e Jerusalém. Ele foi batizado por João (Mateus 3:13–17), sofreu tentações no deserto (Mateus 4:1–2), iniciou seu ministério de pregação (Mateus 4:17), chamou Seus primeiros discípulos (João 1:35–51), realizou Seu primeiro milagre (João 2:1–11) e fez uma viagem a Cafarnaum com Sua família (João 2:12). Todas essas atividades demandaram pelo menos alguns meses.
Somando-se os 40 dias entre a ressurreição e a ascensão de Jesus (Atos 1:3), a duração total do ministério terreno de Jesus – desde o batismo até a ascensão – abrange aproximadamente 3 anos e meio, correspondendo ao período do final do verão de 29 até a primavera de 33.