Autor
2 Timóteo 1:1 identifica o autor do Livro de 2 Timóteo como o apóstolo Paulo.
Data da Escrita
O Livro de 2 Timóteo foi escrito aproximadamente no ano 67 d.C., pouco antes de o apóstolo Paulo ser martirizado.
Finalidade da Escrita
Preso novamente em Roma, o apóstolo Paulo sentia-se solitário e abandonado, reconhecendo que sua vida terrena provavelmente chegaria ao fim em breve. Em 2 Timóteo, encontramos as “últimas palavras” de Paulo. Ele vai além de suas circunstâncias pessoais para expressar preocupação pelas igrejas e, especificamente, por Timóteo. Seu desejo era encorajar Timóteo e todos os demais crentes a perseverarem na fé e a proclamarem o evangelho de Jesus Cristo.
Versos-Chave
- 2 Timóteo 1:7 – “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”
- 2 Timóteo 3:16-17 – “Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, a fim de que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”
- 2 Timóteo 4:2 – “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, corrija, repreenda e incentive com muita paciência e ensinamento cuidadoso.”
- 2 Timóteo 4:7-8 – “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, juiz justo, me concederá naquele dia – e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.”
Resumo Breve
Paulo encoraja Timóteo a manter sua paixão por Cristo e a permanecer firme na doutrina correta. Ele adverte contra a adoção de crenças e práticas ímpias e exorta a se afastar de tudo que seja imoral. Além disso, Paulo alerta que, nos últimos dias, haverá tanto intensa perseguição quanto apostasia da fé cristã. No final, ele faz um apelo veemente para que os crentes se mantenham firmes na fé e concluam a “corrida” com determinação.
Conexões
Preocupado em alertar Timóteo e os que estavam sob seu cuidado sobre os perigos dos falsos mestres, Paulo faz referência à história dos magos egípcios que se opuseram a Moisés. Embora seus nomes não sejam mencionados no Antigo Testamento, a tradição diz que esses homens instigaram a construção do bezerro de ouro e foram mortos juntamente com os outros idólatras. Paulo prevê o mesmo destino para aqueles que resistirem à verdade de Cristo, pois sua insensatez acabará por se tornar “clara a todos”.
Aplicação Prática
É fácil se desviar na vida cristã. Devemos manter o foco no prêmio – a recompensa que nos aguarda no céu através de Jesus Cristo. Para isso, é fundamental evitar tanto doutrinas falsas quanto práticas ímpias, o que só é possível por meio de um profundo conhecimento da Palavra de Deus e de uma firme postura de recusa a tudo que contrarie os ensinamentos bíblicos.