Um Cristão Deve Ir ao Cinema? Assistir a um Filme é Pecado?
Pergunta
Um cristão deve ir ao cinema? Assistir a um filme é pecado?
Resposta
Para um cristão, a questão não é tanto “assistir a este filme é pecado?” mas “é algo que Jesus gostaria que eu fizesse?” A Bíblia ensina que muitas coisas são permitidas, mas nem todas são benéficas ou construtivas. Ela também orienta que tudo o que dizemos ou fazemos (ou assistimos) deve ser feito para a glória de Deus. Devemos direcionar nossos pensamentos para o que é nobre e puro. Se – e este é um grande “se” – conseguimos assistir a um filme ou programa de TV com conteúdo questionável e ainda assim estar em conformidade com esses ensinamentos, torna-se difícil identificar um pecado nessa prática.
O perigo reside em dois aspectos: primeiro, como o que assistimos afeta nosso coração; e segundo, como isso influencia as pessoas ao nosso redor. Se uma cena provoca sentimentos de luxúria, raiva ou ódio, pecamos e devemos tomar providências para evitar que isso aconteça novamente – muitas vezes, abstendo-nos de assistir novamente a esse tipo de conteúdo. Além disso, tais cenas podem ser um obstáculo para alguém que lida com um hábito ou comportamento que interfere no relacionamento com Deus.
Como membros do corpo de Cristo, somos chamados a ser luz para o mundo e a mostrar um exemplo de transformação por meio de Deus em nossas vidas. Se as pessoas nos virem frequentando um filme com classificação “R”, isso pode transmitir a mensagem equivocada de que aprovamos ou desfrutamos de comportamentos inadequados, o que contraria o propósito de sermos luz em meio à escuridão.
Então, como saber se o que estamos assistindo é realmente benéfico? Ao nos tornarmos seguidores de Cristo, recebemos o Espírito Santo, que nos guia em toda a verdade. Uma das maneiras em que essa orientação se manifesta é através da nossa consciência. Se sua consciência lhe alertar que o que está sendo assistido é errado, é muito provável que o seja.