Por que buscar a Deus é importante?

Por que buscar a Deus é importante?

Em sua carta à igreja em Roma, Paulo cita uma declaração surpreendente dos Salmos: “Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus” (Romanos 3:11). Como Paulo – e Davi antes dele – podem fazer uma afirmação tão ampla? De todos os que já viveram, será que realmente ninguém buscou a Deus? Não há dúvida de que bilhões de pessoas buscaram um deus, mas nem sempre o verdadeiro Deus.

Esse fato está intimamente ligado ao pecado de Adão e Eva, motivado pela enganação de Satanás. Ao longo da história da humanidade, a traição propagada por Satanás tem sido tão profunda que o homem natural enxerga apenas fragmentos da verdadeira verdade sobre Deus, deixando nossas concepções sobre Ele turvas. Somente quando Deus decide se revelar, as peças começam a se encaixar e nossos olhos se abrem para a realidade. Dessa forma, buscar Deus de forma verdadeira torna-se possível.

Jesus nos ensina em João 17:3: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Aqui, Ele demonstra que continuar buscando a Deus e desejando conhecê-Lo mais profundamente é a essência da vida verdadeira, da vida eterna. Os pensamentos mais importantes que podemos cultivar são os voltados para Deus, pois eles determinam a qualidade e a direção de nossa existência. Para os cristãos, buscar a Deus é, portanto, uma responsabilidade e um privilégio contínuo.

Entretanto, sabemos que essa busca nem sempre é fácil – não por causa de uma natureza esquiva em Deus, mas devido à mente humana, saturada de concepções equivocadas e enganos plantados por Satanás, reforçados pela cultura, bem como pela própria natureza pecaminosa de nossos corações e a ilusão do pecado (Jeremias 17:9; Tiago 1:13–15). A boa notícia é que essas crenças errôneas são dissipadas à medida que passamos a conhecer e a desenvolver um relacionamento mais profundo com Deus. Esse processo se inicia quando nos voltamos a Ele em busca de salvação e depositamos nossa confiança em Jesus Cristo. Ao sermos salvos, recebemos o Espírito Santo, que habita em nós, auxiliando-nos no conhecimento de Deus e transformando nossos corações para desejar buscá-Lo (Efésios 1:13–14; Filipenses 1:6; Filipenses 2:12–13; Romanos 8:26–30). Romanos 12:2 nos adverte: “Não se conformem com este mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que possam experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Aprendemos a verdade sobre Deus e o buscamos através da leitura de Sua Palavra, da oração e dos momentos de adoração, seja individualmente ou em comunhão com outros crentes. Compartilhar esses momentos com outros seguidores de Jesus que também buscam a Deus é fundamental para mantermos nossa caminhada espiritual (Hebreus 10:24–25).

O relato de 2 Crônicas 15:2–4 é bastante instrutivo. Escrita há mais de dois mil anos para um povo semelhante a nós, diz: “[Azarias, o profeta,] saiu ao encontro de Asa e disse: ‘Ouça-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim. O SENHOR está com você enquanto você estiver com Ele. Se o buscar, Ele se fará achar por você; mas se o abandonar, Ele o abandonará. Por muito tempo, Israel ficou sem o Deus verdadeiro, sem um sacerdote que ensinasse e sem a lei. Mas, em sua aflição, voltaram-se para o SENHOR, o Deus de Israel, e o buscaram, e Ele os encontrou.’”

As instruções eram simples: quando o povo buscava sinceramente a Deus, sua vida prosseguia bem; mas, à medida que o desejo de buscá-Lo enfraquecia e, por fim, cessava, o mundo ao redor desmoronava. O pecado aumentava, a moralidade declinava e o contato com Deus se perdia. A exortação para os filhos de Deus daquela época – “Se o buscar, Ele se fará achar por você” – continua sendo válida hoje. Esse profundo princípio é reiterado por toda a Escritura (Deuteronômio 4:29; Jeremias 29:13; Mateus 7:7; Atos 17:27; Tiago 4:8), demonstrando que, ao nos aproximarmos de Deus, Ele se revela a nós. Deus jamais se oculta de um coração que O busca.

“Mas se, de lá, você buscar o SENHOR, o seu Deus, com todo o seu coração e com toda a sua alma, você o encontrará” (Deuteronômio 4:29).

“Você me buscará e me achará, quando me buscar de todo o seu coração” (Jeremias 29:13).

“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta” (Mateus 7:7).

Deixe um comentário